Curso “As Estruturas Dramáticas no Cinema Documentário”, de Rafael Valles

Estão abertas as inscrições para o curso online As estruturas dramáticas no Cinema Documentário, a ser realizado pelo docente, pesquisador e documentarista Rafael Valles. O curso ocorrerá em cinco encontros, entre os dias 4 de fevereiro a 4 de março, de 19h00 a 22h, pela plataforma Zoom.
O objetivo do curso é analisar o que se constitui como estrutura dramática no cinema documentário e como fatores relacionados a apresentação dos personagens e o seu desenvolvimento, a construção dos conflitos central e subsidiários, assim como a identificação da sua premissa contribuem para um entendimento sobre o gênero e o seu sucesso perante o público.
As classes serão gravadas e ficarão disponíveis online ao longo de uma semana após a sua realização, exclusivamente para as pessoas que se inscreveram no curso. O curso é direcionado tanto para cinéfilos e realizadores audiovisuais, como para quem tiver interesse em conhecer melhor as particularidades do cinema documentário. Não é necessário ter formação acadêmica ou profissional sobre o tema, embora possa ser importante ter algum conhecimento prévio sobre filmes ligados ao gênero documental.
Para realizar a inscrição ou fazer alguma consulta sobre o curso é só entrar em contato através do email ra.valles@hotmail.com. Para maiores informações sobre o programa do curso, acessar o site www.rafael-valles.com.
Rafael Valles é documentarista, pesquisador, docente, escritor. Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCOM/PUCRS – 2018). com Doutorado Sanduíche no Departamento de Periodismo y Comunicación Audiovisual, na Facultad de Humanidades, Comunicación y Documentación, na Universidad Carlos III de Madrid. Mestre em Cinema Documentário pela Fundación Universidad del Cine (FUC/ Buenos Aires, Argentina – 2011). É professor na UNA (Universidad Nacional de las Artes, Argentina). Já foi professor no Mestrado em Cinema Documentário (FUC-Universidad del Cine, Buenos Aires), no Curso de Cinema e Audiovisual e no Curso de Animação, na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e no Curso de Cinema da UNISUL, além de ter ministrado cursos para entidades como Museu da Imagem e do Som MIS-SP (Tendências do Cinema Documentário, 2023) e Instituto Estadual de Cinema IECINE (Repertório de Filmes Documentários, 2022).
Realizador dos filmes “Mario Arregui & Sergio Faraco – amizade sem fronteiras” (2024) – Vencedor no Prêmio de Melhor Documentário Experimental no 18º Atlantidoc – Festival Internacional de Cine Documental de Uruguay (2024) -, “Frank & Plato e Empresa Pimenta: Futuristas Antiquados ou Todavia Crocantismo” (2023), “Ensaio sobre o grito” (2022) – Vencedor no Prêmio de Melhor direção em curta de animação no 9º Santos Film Festival (2023) -, “Em busca de Jonas Mekas” (2020), “Memorias de un sombrero” (2010), “Amelia e Pippo” (2010), entre outros.
Autor da biografia “Fotogramas de la memoria – encuentros con José Martínez Suárez” (Argentina, INCAA-ENERC, 2014). Também organizou o livro “50 olhares sobre o cinema gaúcho” (ACCIRS, 2022). Integrante da ACCIRS (Associação de Críticos Cinematográficos do Rio Grande do Sul).