Dossiê: Prêmio Accirs – Melhores 2019
O Dossiê Prêmio Accirs 2019 reúne textos, entrevistas e reportagens sobre os melhores filmes de 2019, eleitos pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Além da publicação de conteúdo sobre os vencedores, optou-se por incluir material também sobre os finalistas. Diante do grande volume de novas produções internacionais, brasileiras e do Rio Grande do Sul, o resultado da eleição, que indicou os três melhores títulos em cada categoria, se reveste de significado pela atenção que direciona a esses filmes no conjunto da produção de 2019.
PRÊMIO LUIZ CESAR COZZATTI
Aida Ferrás
Cinéfila Aida Wailer Ferrás, Prêmio Destaque Accirs 2019, por Fatimarlei Lunardelli
MELHOR LONGA ESTRANGEIRO
Parasita, de Jong Boon-ho
Parasita – Uma casa, duas famílias e muitos gêneros, por Bianca Zasso
Memórias do subsolo: relatos de naufrágio e descenso, por Carla Oliveira
“Parasita”: fascinante mistura de gêneros ilustra questões sociais marcantes dos nossos tempos, por Matheus Pannebecker
Parasita vs. Assunto de família, por Ivonete Pinto
Parasita, por André Kleinert
Parasita: sobre porões, subsolos e escadarias, por Jaqueline Chala
Parasita: Corpos estranhos, por Daniel Rodrigues
Vencedor da Palma de Ouro em Cannes e bem cotado ao Oscar, “Parasita” estreia em Caxias, por Siliane Vieira
Dor e Glória, de Pedro Almodóvar
Dor e Glória, o exercício de lidar com a perda, por Rafael Valles
Dor e glória, por Robledo Milani
“Dor e glória”: Almodóvar recorre à “autoficção” para abandonar a sua recente estagnação criativa, por Matheus Pannebecker
Crítica: Dor e Glória, por Chico Izidro
Dor e glória: Retrato da formação de um artista, por Eron Duarte Fagundes
Dor e glória, por André Kleinert
O irlandês, de Martin Scorsese
A solidão do pintor de paredes, por Bianca Zasso
MELHOR LONGA BRASILEIRO
Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
Crítica: Bacurau, por Yuri Célico
Bacurau, por André Kleinert
47º Festival de Gramado #2: “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, por Matheus Pannebecker
“Bacurau” mescla alegoria, horror gore e faroeste em filme rico em simbologia, por Carlos Moreira
Temporada, de André Novais Oliveira
Temporada – Nasce uma estrela, por Bianca Zasso
Temporada, por Robledo Milani
Destaque do ano no cinema nacional, “Temporada” ganha lançamento em Porto Alegre; leia a crítica, por Daniel Feix
Temporada, por André Kleinert
A vida invisível, de Karim Ainouz
Premiado em Cannes e em busca de uma vaga no Oscar, “A vida invisível” narra a história de duas fortalezas femininas, por Daniel Feix
“Não tem como não ser político hoje em dia” afirma Karim Ainouz, diretor de “A vida invisível”, por Daniel Feix
A vida invisível – A câmera terna de Karim!, por Bianca Zasso
Crítica: A vida invisível, por Chico Izidro
“A vida invisível”: refinado melodrama de Karim Ainouz traz uma perspectiva íntima e feminina para a labiríntica jornada de duas irmãs, por Matheus Pannebecker
A vida invisível, por André Kleinert
MELHOR LONGA GAÚCHO
A cidade dos piratas, de Otto Guerra
A cidade dos piratas, por André Kleinert
Dos percalços da produção à satisfação com o resultado: Otto Guerra fala sobre “A cidade dos piratas”, por Carlos Moreira
Morto não fala, de Dennison Ramalho
Crítica: Morto não fala, por Chico Izidro
Legalidade, de Zeca Brito
Drama histórico “Legalidade” tem sessão especial no Festival de Gramado, por Carlos Moreira
Legalidade, por Rodrigo de Oliveira
Legalidade no desvão da memória, por Fatimarlei Lunardelli
CURTA GAÚCHO
Só sei que foi assim, de Giovanna Muzel
O começo de tudo, por Roberto Cotta
A pedra, de Iuli Gerbase
A pedra, por Robledo Milani
Veraneio, de Nelson Diniz