Premiados XVI Fantaspoa 2020
A décima sexta edição do Fantaspoa foi histórica. Pela primeira vez o festival foi realizado online, com exibição de 138 obras (49 longas e 89 curtas-metragens) de mais de 40 países entre os dias 24 de julho e 02 de agosto na plataforma brasileira de streaming de filmes Darkflix. A ACCIRS participou com o Prêmio da Crítica da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens formado por Juliana Costa, Roger Lerina e Rodrigo de Oliveira. Foram escolhidos Melhor Curta-Metragem Nacional: As Viajantes, de Davi Mello; Melhor Curta-Metragem Internacional de Animação: And Then The Bear (foto no banner) de Agnès Patron; Melhor Curta-Metragem Internacional em Live Action: Lili, de Yfke van Berckelaer e Menção Honrosa para O Evangelho Segundo Tauba e Primal, de Márcia Deretti e Márcio Júnior pela inventividade, experimentação e proposta de imersão do espectador no universo do filme.
Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, esta foi a primeira versão totalmente online do evento, com acesso gratuito para todas as pessoas em território nacional com debates com cineastas de todo o mundo.
OUTROS PREMIADOS DO FANTASPOA 2020:
Mostra Competitiva Ibero-Americana (Jurados Getro Guimarães, William Mansque, Dane Taranha): Melhor Ator: Samir Hauaji (Cabrito), Melhor Atriz: Valeria Giorcelli (Pedra, Papel e Tesoura), Melhor Roteiro: Macarena García Lenzi e Martín Blousson (Pedra, Papel e Tesoura), Melhor Direção: Macarena García Lenzi e Martín Blousson (Pedra, Papel e Tesoura), Melhor Filme: Pedra, Papel e Tesoura, de Martín Blousson e Macarena García Lenzi. *Menção honrosa: Diabo Vermelho, de Sol Charlotte e J. Oskura Nájera: por ser realmente um filme fantástico. Pioneiro, trabalha o folclore, tem uma estética muito interessante e é muito divertido. Além de incentivar o cinema de gênero no Panamá.
Mostra Competitiva Internacional (Jurados Kapel Furman, Samuel Galli, Fernando Sanches): Melhor Ator: Garry Green (Barry Fritado), Melhor Atriz: Adriana Matoshi (Zana), Melhores Efeitos Especiais Digitais: The Wanting Mare, de Nicholas Ashe Bateman, Melhor Direção de Arte: Estranho, de Dmitriy Tomashpolskiy, Melhor Roteiro: Arttu Haglund e Avi Heikkinen (Ausente), Melhor Direção: Jordan Graham (Sator), Melhor Filme: Camarada Drácula, de Márk Bodzsár. *Menções honrosas: Butt Boy, de Tyler Cornack: melhor representação do inferno, A Noiva de Berlim, de Michael Bartlett: melhor edição, Sendo Natural, de Tadashi Nagayama: melhor trilha sonora diegética com bongôs.
Júri Popular (Jurados Andrew Fagundes, Patty Fang, André LDC, Carolina Müller Moreira, Dedé Rei, Wender Zanon): Melhor Curta-Metragem Nacional: Caranguejo Rei, de Enock Carvalho e Matheus Farias, Melhor Curta-Metragem Internacional de Animação: Rebooted, de Michael Shanks, Melhor Curta-Metragem Internacional em Live Action: Logan Lee & The Rise of Purple Dawn, de Raymond C. Lai, Melhor Longa-Metragem: Two Heads Creek, de Jesse O’Brien.
Segundo os diretores e produtores do evento, João Fleck e Nicolas Tonsho, essa foi a edição mais desafiadora do festival: depois de nove anos sendo patrocinado, o Fantaspoa não recebeu nenhum patrocínio neste 2020, tendo que recorrer a financiamento coletivo e aportes próprios. Entretanto, e por meio de diversas parcerias, foi possível realizar a edição mais inclusiva do festival, resultando na maior audiência de sua história: somando todas as atividades oferecidas, o conteúdo do Fantaspoa foi acessado por aproximadamente 67 mil pessoas de todo o Brasil – o que representa mais de seis vezes o número de espectadores do festival do ano passado, no formato presencial.
Os homenageados desta edição foram o ugandense IGG Nabwana e seu estúdio Wakaliwood, cuja fama mundial é crescente, sobretudo por realizarem filmes de ação totalmente independentes com baixíssimo orçamento e muita criatividade e humor, envolvendo grande parte da comunidade de Wakaliga, uma favela em Kampala, na Uganda.