A tortura do medo encerra o segundo ciclo da Sessão Accirs
A Tortura do Medo (Peeping Tom, 1960), do diretor Michael Powell, encerra o segundo ciclo da Sessão Accirs. A exibição acontece no dia 16, terça-feira, às 19h, na Sala Redenção.
O programa de exibições de filmes com debate, iniciado em 2018, é um dos eventos em comemoração aos 10 anos da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. As sessões comentadas com periodicidade bimestral e itinerância no circuito exibidor tem curadoria do associado da Accirs, crítico e programador de cinema, Leonardo Bomfim.
Sinopse: O protagonista é um estranho e recluso rapaz que não larga sua câmera para nada. Submetido na infância a experimentos do pai cientista, Mark Lewis (Karlheinz Böhm) se transformou num psicopata que mata mulheres e filma as suas expressões de terror pouco antes de serem assassinadas. Lançado em 1960, Peeping Tom é um filme de terror de fundo psicológico e bastante inspirado pelos filmes voyeuristas de Alfred Hitchcock. Desde o início, o espectador é colocado no ponto de vista do cinegrafista e acompanha a ação através das lentes da câmera da qual ele nunca se afasta. Lançado no início dos anos 60, Peeping Tom precisou esperar mais de uma década para ser valorizado, nos anos 70 foi redescoberto e considerado, por realizadores e críticos como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Peter Bogdanovich, um dos grandes filmes de terror do cinema.
Os debatedores serão Bia Zasso e Carlos Thomaz Albornoz.
A tortura do medo (Peeping Tom)
Direção: Michael Powell
Inglaterra, 1960, 101 min.
Classificação indicativa 14 anos