“A Transformação de Canuto” vence a Mostra Gaúcha de Longas-Metragens no Festival de Cinema de Gramado
Dirigido por Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho, A Transformação de Canuto foi o grande vencedor da Mostra Gaúcha de Longas-Metragens no Festival de Gramado. Além de Melhor Filme, a produção recebeu os Kikitos de Melhor Direção, Ator (para Fabrício Benitez) e Fotografia (para Camila Freitas). Filmado entre o Brasil e Argentina, o híbrido entre documentário e ficção mostra uma pequena comunidade Mbyá-Guarani preparando e filmando a história mítica de Canuto, um homem que, antes de morrer, teria se transformado em uma onça.
Também com 4 Kikitos, Memórias de um Esclerosado, de Rafael Corrêa e Thaís Fernandes, recebeu os prêmios de Melhor Roteiro (Fernandes, Corrêa e Ma Villa Real), Montagem (Jonatas Rubert e Thais Fernandes), Desenho de Som (Kiko Ferraz) e Trilha Sonora (André Paz). Além disso, Rafael recebeu Menção Honrosa do Júri. Até que a Música Pare, de Cristiane Oliveira, saiu com os prêmios de Melhor Atriz (Cibele Tedesco) e Direção de Arte (Adriana do Nascimento Borba). Pelo Júri Popular, Infinimundo de Bruno Martins e Diego Müller, foi escolhido como Melhor Filme.
O Júri Oficial de Longas-Metragens Gaúchos do Festival de Cinema de Gramado contou com a crítica de cinema filiada à ABRACCINE Lorenna Montenegro, a autora e roteirista Renata Sofia e o membro da ACCIRS Rodrigo de Oliveira.
Conheça os premiados do Júri da Crítica no Festival de Cinema de Gramado.
Conheça o curta-metragem vencedor do Prêmio ACCIRS desta edição do festival.