A ACCIRS
A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) foi fundada em 29 de março de 2008. Agrega profissionais da crítica cinematográfica oriundos de diversas áreas, incluindo jornalistas, publicitários, psicanalistas, professores, pesquisadores e escritores com experiência em jornal, rádio, televisão e internet.
A ACCIRS atua no segmento de cinema sendo responsável por seminários sobre crítica, grupos de estudo sobre a linguagem audiovisual, sessões de cinema com debates, conteúdo em vídeo online, dossiês temáticos e compondo júris da crítica nos principais festivais de cinema do Estado, como Gramado, Fantaspoa, Cine Esquema Novo, CineSerra, Cinema Negro em Ação, Mostra de Cinema Negro de Pelotas, entre outros.
Em 2022, a Accirs lançou seu primeiro livro, 50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho. Na publicação, que ganhou sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre, 50 autores escreveram 50 textos sobre 50 filmes gaúchos lançados entre as décadas de 1950 e 2020. Trata-se de um amplo espectro de abordagens, estilos e visões particulares sobre o cinema realizado no Rio Grande do Sul. Através de perspectivas jornalísticas, ensaísticas e memorialísticas, é possível revisitar títulos famosos da nossa filmografia, bem como descobrir projetos esquecidos ou pouco comentados. O livro, financiado pelo PróCultura RS, patrocinado pela JBL Harman e correalizado pela Opinião Produtora como parte do projeto Cine Rock, pode ser adquirido neste link.
Todos todos os anos, a associação concede o Prêmio Melhores da ACCIRS para filmes de longa-metragem nacionais e estrangeiros e o Destaque ACCIRS, destinado especialmente a pessoas ou instituições ligadas à produção audiovisual ou ao cenário cultural do RS.