Páginas
Seções

Publicado por em jun 10, 2024 em Destaque, Em destaque, Notícias |

ACCIRS apresenta sua nova diretoria para a gestão 2024-2026

A ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul) realizou, no último sábado (08), sua Assembleia Geral do primeiro semestre de 2024. Entre as pautas definidas para o encontro, a principal delas foi o encerramento da gestão 2022-2024 e a eleição da nova diretoria para o período 2024-2026.

Assim, a semana se inicia com uma nova diretoria assumindo os trabalhos da associação, presidida agora por Daniel Rodrigues – que assume o posto ocupado com excelência por Danilo Fantinel. Ao seu lado está Mônica Kanitz, que segue na função de vice-presidente.

Daniel atuava como secretário na antiga diretoria, e agora passa a liderar o time composto também por Rodrigo de Oliveira (diretor-executivo), Conrado Oliveira (secretário), Bruna Haas (vice-secretária), Cristiano Mentz Aquino (tesoureiro) e Victor Souza (vice-tesoureiro). O conselho fiscal da gestão fica formado por Danilo Fantinel, Fatimarlei Lunardelli e Ivonete Pinto (efetivos) e por Adriana Androvandi, Daniel Feix e Rafael Valles (suplentes).

A nova diretoria foi eleita na assembleia de forma online, excepcionalmente – considerando a situação de calamidade causada pelas enchentes em grande parte do Rio Grande do Sul. O grupo seguirá determinado, assim como ocorreu nas gestões prévias, em ampliar seu protagonismo frente a ações culturais voltadas ao ofício da crítica de cinema e pela difusão da arte cinematográfica.

A Accirs tem desenvolvido uma atuação crescente e diversificada nos últimos anos com o lançamento de novos projetos: o seminário crítico e acadêmico O Estado da Crítica; o livro 50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho; o Cine Rock, evento presencial ligado ao livro que reuniu cinema e shows ao vivo no Auditório Araújo Vianna, em janeiro de 2022, igualmente executado com a Opinião Produtora, as exibições do projeto Sessão Accirs e muitos outros.

Além disso, a ACCIRS pretende seguir com seus parceiros (festivais de cinema, salas de cinema e centros culturais) e reforçar suas relações institucionais com os demais coletivos de cinema e audiovisual, buscando assim favorecer a cultura como um todo nos planos local e nacional.

Novas ações serão divulgadas em momento oportuno.