Accirs e Abraccine integram júris e comissões nos 50 anos do Festival de Cinema de Gramado
Nos 50 anos do Festival de Cinema de Gramado, a ser realizado de 12 a 20 de agosto de 2022, a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) contribui com a organização do evento formando o Júri da Crítica da mostra principal, indicando representantes para compor comissões de curadoria e de seleção de filmes, bem como integrando comitês de premiação.
Neste ano, o Júri da Crítica na mostra principal será formado por dois associados da Accirs, dois integrantes da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e um convidado especial. Pela associação gaúcha, integram o grupo Ivonete Pinto, jornalista, doutora em Cinema pela USP, docente no curso de Cinema na UFPel, coeditora da Revista Teorema, colaboradora do site Cinema Escrito, ex-presidente da Abraccine e da Accirs, e autora dos livros Descobrindo o Irã e Cinemas Periféricos – Estéticas e Contextos não Hegemônicos. Já Victor Hugo Furtado é jornalista, crítico do Papo de Cinema e comentarista da Rádio União FM (105.3). Completam o júri Carlos Helí de Almeida, jornalista e crítico de cinema com passagens por Jornal do Brasil, O Globo e Correio Braziliense, autor do livro Walter Salles – Uma entrevista e roteirista de No país do cinema, do Canal Brasil; e Bárbara Demerov, jornalista e crítica de cinema da Veja São Paulo, ambosassociados à Abraccine. O jornalista e crítico de cinema Luiz Carlos Merten, de O Estado de S.Paulo, é o convidado especial.
No Festival de Gramado, a Accirs também monta um júri da crítica para a mostra de curtas-metragens gaúchos – um corpo de jurados composto integralmente por nossos associados avaliará as pequenas narrativas realizadas no estado. Entretanto, a Comissão oficial de Jurados do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas 2022 é formado por Maria Caú, integrante da Abraccine indicada pela Accirs, Thaís Vidal (indicada pela APTC), Nilson Vilas Boas (via Fundacine), Letícia Friedrich (pelo Iecine-RS) e Leo Tabosa (Pelo Siav).
Curadoria e comissões de seleção
Associados da Accirs também fizeram parte da curadoria do Festival de Gramado e de comissões de seleção de filmes. Marcos Santuário segue como curador do evento, desta vez ao lado da atriz Dira Paes e da atriz e cantora argentina Soledad Villamil. O trio seleciona os longas-metragens brasileiros, latinos e documentais. Leonardo Bonfim e Carol Zatt fizeram a escolha dos longas-metragens gaúchos desta edição do evento. Já Cristiano Mentz Aquino, tesoureiro da Accirs, participou da comissão de seleção do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas [juntamente com Rafael Severo Bertoja (ALRS), Richard Tavares (APTC), Teresa Noll Trindade (Fundacine) e Sofia Ferreira (Siav)].
Premiações especiais
Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac RS), por meio do seu Instituto Estadual de Cinema (Iecine-RS), em parceria com a Gramadotur, oferecerá prêmios para valorizar a produção cinematográfica do Sul.
O Prêmio Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos destacará os talentos da safra anual de cinema do estado. Ao todo, serão entregues dez Kikitos nas categorias melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor ator, melhor atriz, melhor direção de fotografia, melhor direção de arte, melhor montagem, melhor desenho de som e melhor trilha musical. A vice-presidente da Accirs, Mônica Kanitz, faz parte da comissão de jurados deste prêmio.
Por outro lado, o Prêmio Especial Gramado 50 Anos distribuirá três diferentes premiações para pessoas cujas trajetórias em cinema tenham se destacado ao longo dos anos. Os homenageados já foram divulgados. São o cineasta Ivo Czamanski, a produtora Gina O’Donnell e o jornalista e crítico de cinema Hélio Nascimento. Já o Prêmio Leonardo Machado será entregue a Ítala Nandi, atriz de relevo na cinematografia gaúcha e brasileira. Fizeram parte desta comissão de premiação Danilo Fantinel, atual presidente da Accirs, Daniela Strack (representando o Iecine-RS) e Aletéia Selonk (pela Gramadotur). As homenagens serão feitas durante a programação do 50º Festival de Cinema de Gramado.
No ano passado, o ator Sirmar Antunes, falecido recentemente, no dia 06 de agosto de 2022, foi o vencedor do Prêmio Leonardo Machado. Já Valmir Michelon (Festival de Cinema Estudantil de Guaíba), Ariel Ortega (Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema) e a APTC/RS foram agraciados com o prêmio Novas Façanhas – antigo nome do atual Prêmio Especial Gramado 50 Anos.
Lançamento do livro da Accirs no Festival de Gramado
Após o lançamento do livro 50 Olhares sobre o cinema gaúcho em Porto Alegre, em março de 2022, no Auditório Araújo Vianna, a Accirs lançará sua primeira publicação de fôlego também em Gramado. Apresentaremos o livro ao público em uma conversa descontraída com críticos-autores no sábado, dia 13/08, às 16h, no espaço Elizabeth Rosenfeld da Câmara de Vereadores, prédio localizado atrás do Palácio dos Festivais.
O livro está à venda no site da Accirs, na Livraria Taverna e na loja do Instituto Ling, em Porto Alegre. Além disso, poderá ser adquirido durante os dias do Festival de Cinema de Gramado.
Clube de Cinema de Porto Alegre lança selo comemorativo aos 75 anos
No dia 17/08, às 11h, o integrante da Accirs e presidente do Clube de Cinema de Porto Alegre, Paulo Casa Nova, coordenará o lançamento do selo comemorativo aos 75 anos de atividades ininterruptas do cineclube. A cerimônia será realizada no Museu do Festival de Cinema de Gramado.
Museu do Festival de Cinema de Gramado
Integrante da Accirs, Matheus Pannebecker está à frente da produção de conteúdo para as redes sociais do Museu do Festival de Cinema de Gramado. Haverá tanto cobertura dos eventos realizados no museu quanto do próprio festival. Além disso, Matheus fez a curadoria das novas trilhas sonoras que embalam o museu e dos filmes que serão exibidos em celebração aos homenageados deste ano: Anahy de Las Misiones, Valsa Para Bruno Stein, Quase Um Tango, Filhas do Vento, A Negação do Brasil e Las Analfabetas. Por fim, Matheus entrevistou Romeu Dutra, um dos idealizadores do festival, para um documentário que será exibido na exposição “Kikito em Cena: uma biografia do deus do bom humor”.
Ingressos gratuitos para o festival
Não haverá venda de ingressos para as sessões do Festival de Cinema de Gramado neste ano. As entradas para filmes, homenagens e para a entrega de prêmios se dará por meio de doações de alimentos.
Para cada ingresso no período de 12 a 19 de agosto será necessário doar 2 kg de alimentos não perecíveis. Já para a noite da entrega dos Kikitos, em 20 de agosto, cada ingresso equivalerá a 4 kg de alimentos não perecíveis. Cada pessoa poderá retirar, no máximo, dois ingressos por dia.
Transmissão do evento
Neste ano, após as edições de 2020 e 2021 em formato multiplataforma (televisão + internet), em função da pandemia de Covid-19, o Festival de Cinema de Gramado volta a ser realizado presencialmente, no Palácio dos Festivais, na serra gaúcha. O jornalista e crítico Roger Lerina, integrante da Accirs, será um dos apresentadores em algumas das noites do festival e também mediará debates dos filmes em competição.
A cerimônia de premiação poderá ser acompanhada pela TV e pela internet. No domingo, dia 14 de agosto, às 22h30, a TVE transmite a entrega do Troféu Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas. Já no sábado, dia 20 de agosto, às 21h, o Canal Brasil transmite a entrega de Kikitos na cerimônia de premiação para as Mostras Competitivas de Curtas-Metragens Brasileiros e Longas-Metragens Brasileiros, Documentais, Estrangeiros e Gaúchos.
> Siga o Festival de Cinema de Gramado
> Confira a programação do Festival de Cinema de Gramado
> Compre o Livro 50 “Olhares sobre o cinema gaúcho”
> Saiba quais são os 50 filmes gaúchos que estão no livro da Accirs