Accirs escolhe os melhores de 2022
Após a atenuação dos efeitos da pandemia de covid-19, o ano de 2022 marcou a retomada das exibições presenciais de filmes tanto em salas de cinema quanto em festivais no Brasil e no exterior. Neste cenário, a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) mantém sua premiação dos Melhores do Ano elegendo produções lançadas em eventos, no circuito comercial ou em plataformas de streaming.
Dividida em dois turnos, a votação elegeu os melhores longas-metragens estrangeiro, brasileiro e gaúcho, além do melhor curta gaúcho do ano – categoria que, em 2022, teve um inédito empate entre duas produções. Além desta seleção, a premiação da Accirs entrega, desde sua primeira edição, o Prêmio Luís César Cozzatti, que reconhece filmes, projetos, instituições ou pessoas de destaque no cenário audiovisual gaúcho.
Prêmio Accirs 2022:
> Melhor Longa Gaúcho: 5 Casas, de Bruno Gularte Barreto.
> Melhor Curta Gaúcho (empate): Madrugada, de Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza, e Sinal de Alerta: Lory F., de Fredericco Restori.
> Melhor Longa Brasileiro: Marte Um, de Gabriel Martins.
> Melhor Longa Estrangeiro: Argentina, 1985, de Santiago Mitre.
> Prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho: Revista Teorema.
Fundada em 2002, a Revista Teorema, editada no Rio Grande do Sul, se estabeleceu nacionalmente como um canal de excelência da crítica cinematográfica apesar das dificuldades comuns ao mercado jornalístico e editorial. Ao longo dos anos, a revista publicou importantes textos sobre filmes, cineastas, escolas e tendências do cinema reunindo críticos, jornalistas e pesquisadores do audiovisual que se dedicaram a pensar as imagens e narrativas vinculadas à Sétima Arte. Em suas páginas, tanto o cinema gaúcho e brasileiro quanto o internacional tiveram espaço. O intuito era sempre o mesmo: promover o pensamento, o debate e a compreensão sobre os filmes. Em dezembro de 2022, a Teorema número 32 chegou às bancas marcando os 20 anos da publicação, mas também o fim de suas edições impressas. A partir de agora, a Teorema deverá exercer sua resistência cultural de forma online.
Sobre a Accirs
A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul foi fundada em 29 de março de 2008, completando seus 15 anos em 2023. Agrega profissionais da crítica cinematográfica oriundos de diversas áreas, incluindo jornalistas, publicitários, psicanalistas, professores, pesquisadores e escritores com experiência em jornal, rádio, televisão e internet.
> Confira os vencedores em edições anteriores do Prêmio Accirs