Accirs escolhe os melhores de 2023
Em 2023, a Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul atingiu um grande marco ao celebrar seu 15º aniversário, consolidada como uma instituição que cada vez mais ocupa um importante espaço no ambiente cinematográfico do Rio Grande do Sul e do país. Como ocorre tradicionalmente, a entidade elegeu os Melhores do Ano, elegendo produções lançadas em mostras e festivais, no circuito comercial e também em plataformas de streaming.
Dividida em dois turnos, a votação elegeu os melhores longas-metragens estrangeiro, brasileiro e gaúcho, além do melhor curta gaúcho do ano. Além desta seleção, a premiação da Accirs entrega, desde sua primeira edição, o Prêmio Luís César Cozzatti, que reconhece filmes, projetos, instituições ou pessoas de destaque no cenário audiovisual gaúcho.
Prêmio Accirs 2023:
Melhor curta-metragem gaúcho: Centenário de Minha Bisa, de Cristyelen Ambrozio
Melhor longa-metragem gaúcho: Casa Vazia, de Giovani Borba
Melhor longa-metragem nacional: Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho
Melhor longa-metragem estrangeiro: Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese
Prêmio Luís César Cozzatti (destaque gaúcho): Glênio Póvoas
Glênio Nicola Póvoas é pesquisador, professor, diretor e roteirista, Mestre em Ciências da Comunicação pela USP e Doutor em Comunicação Social pela PUC-RS. Com uma longeva carreira profissional dedicada ao cinema, em especial ao gaúcho, foi um dos principais responsáveis pelo lançamento do Portal do Cinema Gaúcho e assina a coordenação geral do projeto – um grandioso banco de dados sobre nosso cinema, apresentado em 2023.
Sobre a Accirs
A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul foi fundada em 29 de março de 2008, completando seus 15 anos em 2023. Agrega profissionais da crítica cinematográfica oriundos de diversas áreas, incluindo jornalistas, publicitários, psicanalistas, professores, pesquisadores e escritores com experiência em jornal, rádio, televisão e internet.
> Confira os vencedores em edições anteriores do Prêmio Accirs.