Accirs lança canal no Youtube
Está no ar o canal da Associação de críticos de cinema do Rio Grande do Sul no Youtube. Neste novo espaço, a associação compartilhará conteúdos em audiovisual que incluem registros de debates, seminários e palestras, além de programas exclusivos para o espaço envolvendo associados e convidados.
Já estão no ar dois importantes registros da história da Associação. O vídeo Cinema brasileiro pra quem?, de 2013, registra uma importante discussão sobre o conceito de “cinema irrelevante”, proposto pelo crítico e pesquisador Jean-Claude Bernardet. O encontro tratou de filmes com boa avaliação da crítica, mas que não encontram espaço nas salas comerciais e têm pouca receptividade do público. O debate, promovido pela Accirs em parceria com a Cinemateca Paulo Amorim, reuniu Jorge Furtado, Eduardo Escorel e Luiz Zanin Oricchio. Na mediação Ivonete Pinto e Monica Kanitz.
50 anos de crítica: Enéas, Goida e Hélio apresenta a mesa dedicada a Enéas de Souza, Goida e Hélio Nascimento, os mais antigos e respeitados críticos de cinema do Rio Grande do Sul que ainda se encontram em atividade, durante o 42º Festival de Gramado, em 2014. Além da homenagem, a iniciativa propõe uma reflexão sobre a importância da bagagem cultural de quem escreve sobre filmes e o que significa o exercício da crítica fora do eixo Rio-São Paulo. Com apresentação da então presidente da ACCIRS, Mônica Kanitz, a mesa foi mediada por Ivonete Pinto, vice-presidente da ABRACCINE na época.
Em breve, o canal passará a produzir conteúdos audiovisuais em periodicidade semanal. Todos os vídeos também serão divulgados em nossas redes sociais.