Accirs no 49º Festival de Cinema de Gramado
Como no ano passado, a edição de 2021 do Festival de Cinema de Gramado seguirá o modelo multiplataforma, unindo a televisão e a internet. A 49ª edição do Festival começa nesta sexta-feira (13).
As mostras competitivas serão transmitidas na TV, pelo Canal Brasil e TVE-RS, e por streaming, no Globoplay. Na TV, pelo Canal Brasil, os espectadores podem acompanhar, a partir das 21h30, os longas-metragens brasileiros, estrangeiros e gaúchos, além dos curtas-metragens brasileiros e do filme de encerramento. No estado do Rio Grande do Sul, a TVE exibirá os curtas-metragens gaúchos de 16 a 19 de agosto, com sessões sempre a partir das 22h30. Os filmes serão divididos em quatro programas.
A Cerimônia de Premiação, que será ao vivo direto do Palácio dos Festivais, também poderá ser acompanhada pela TV e pela internet no sábado, dia 21 de agosto. Às 16h, acontece a entrega dos troféus do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, com transmissão da TVE-RS, e às 21h30, com transmissão do Canal Brasil, será a tradicional cerimônia de premiação do Festival de Cinema de Gramado com a entrega dos Kikitos. A programação completa está disponível no site do 49º Festival de Cinema de Gramado.
A Accirs participa desta edição compondo os júris da crítica, comissões de premiação e seleção, além da mediação de debates. O Júri da Crítica na mostra principal tem participação dos associados André Bozzetti, do site Sala Crítica, e Daniel Rodrigues, do Estado das Coisas Cine. O júri também tem a presença da Abraccine com os críticos Ela Bittencourt, Joyce Pais e Pedro Butcher. Já o Júri da Crítica na mostra de curtas-metragens gaúchos é composto integralmente por associados da Accirs, com Rodrigo de Oliveira, da revista digital Almanaque21, Siliane Vieira, do jornal Pioneiro, e Victor Hugo Furtado, crítico no site Papo de Cinema.
E tem novidade nesta 49ª edição do Festival. Contando com o financiamento do Sistema Pró cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), o Festival passa a contar com um significativo prêmio em dinheiro, voltado à valorização da produção local e oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do seu Instituto Estadual de Cinema (Iecine). Trata-se do Prêmio Sedac/Iecine, distribuídos em várias categorias. Fatirmarlei Lunardelli, atual presidente da Accirs, compõe a banca de premiação junto de Pedro Guindani (Iecine) e Liliana Sulzbach (GramadoTur).
Neste ano os debates dos curtas gaúchos, a serem realizados e transmitidos pela TVE, sempre às 17h, serão mediados pelo nosso associado Marcus Mello, acompanhado da jornalista Patrícia Salvatori. Além disso, os tradicionais debates dos curtas e longas, sempre a partir das 11h, nas redes do Festival, serão conduzidos pelo também associado Roger Lerina.
Por fim, vale ainda destacar a presença dos nossos associados nas comissões de seleção de curtas-metragens. Pedro Henrique Gomes compôs a comissão de seleção de curtas gaúchos com Richard Tavares, Leo Tabosa, Amanda Grimaldi e Camila Moraes. Outro associado, Matheus Pannebecker, fez parte da seleção de curtas brasileiros com Milena Moura, Thaís Cabral e Jaqueline Beltrame.
O 49° Festival de Cinema de Gramado começa nesta sexta-feira (13) e vai até o próximo final de semana (dia 21).
Foto do banner: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto