ACCIRS participa de sessão de cinema em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã
Exibição de dois documentários gaúchos será seguida por painéis que colocam em debate a imigração e a produção audiovisual no RS em Porto Alegre, no CineBancários
Promovido pela Comissão Oficial do Bicentenário em parceria com HMF Cultura, Ruimara Stein Produções e Valkyria Filmes, uma sessão de cinema reúne convidados e coloca em debate as relações entre imigração e o segmento de produção audiovisual no Estado. O evento ocorre na noite de segunda-feira (29/7), às 20h, no CineBancários, em Porto Alegre.
O objetivo do encontro é celebrar o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil e debater a situação e os investimentos públicos e privados no setor do audiovisual. Para isso, estarão entre os convidados profissionais da cadeia produtiva do audiovisual do Rio Grande do Sul, Secretários de Cultura, Prefeitos das cidades de colonização alemã, representantes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), do governo do Estado; da Secretaria de Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura e da Agência Nacional de Cinema (Ancine). Também está prevista a presença de convidados do governo da Alemanha, através do Consulado Alemão no RS; reitores de universidades da região, além de acadêmicos e pesquisadores da imigração alemã no Brasil.
Na ocasião serão exibidos dois documentários dirigidos por cineastas nascidas em Novo Hamburgo (RS): Ruimara Stein (hoje radicada em Ivoti – RS) e Angelisa Stein (hoje radicada em Londres – Inglaterra). Com 29 minutos, “Fremd, O Estrangeiro” (2021), escrito, produzido e dirigido por Angelisa Stein, será o primeiro a rodar na telona. O segundo documentário da noite é o filme ainda inédito “Ivoti – O jardim da Imigração Alemã | 200 anos de História e Legado”. Finalizado em julho de 2024, o filme tem 19 minutos e foi produzido e dirigido por Ruimara Stein, com roteiro de Henri Figueiredo.
Após a exibição dos filmes os convidados poderão participar de duas mesas de debates, ambas com meia hora de duração. A primeira mesa terá como tema a “Celebração do Bicentenário e a questão migratória no mundo”. No segundo momento, o tema será os “investimentos e o panorama na reconstrução do audiovisual no RS.” Veja abaixo os detalhes de cada filme e dos debates.
Sobre os documentários em curta-metragem
“FREMD, O ESTRANGEIRO”, com roteiro de Kiti Soares, produção, narração e direção de Angelisa Stein, o filme, de 29 minutos, é um documentário que versa sobre a necessidade de migrar. A narrativa começa com a história do imigrante alemão Mathias Stein, que desembarcou no Rio Grande do Sul no século XIX e chega até os dias atuais ouvindo pesquisadores sobre os processos migratórios e novos imigrantes que, nos últimos anos, têm aportado no Brasil. Este curta-metragem documental foi contemplado pela lei emergencial Aldir Blanc e finalizado em 2022.
SINOPSE – “Um passaporte do Reino da Prússia, encontrando em meio aos pertences de seu pai, provoca na narradora/diretora a busca pelo que teria motivado seu bisavô alemão a imigrar para os trópicos nos idos de 1873. O complexo e crítico processo civilizatório com sua política branqueamento implantando no Brasil pela então Império e o início dos movimentos migratórios são temas tratados nesse filme.” Mais informações sobre a produção estão disponíveis no link.
“IVOTI – O JARDIM DA IMIGRAÇÃO ALEMÃO | 200 ANOS DE HISTÓRIA E LEGADO”, com roteiro de Henri Figueiredo, ideia original produção e direção de Ruimara Stein, este documentário inédito, de 20 minutos, foi filmado entre abril e julho de 2024 em Ivoti (RS). O filme celebra o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, que se completa em 25 de julho de 2024, mostrando como surgiu e se desenvolveu o município de Ivoti, na encosta da Serra Gaúcha. Esta obra audiovisual foi realizada com recursos do Edital 227 da Lei Paulo Gustavo no Município de Ivoti – em que foi selecionada em primeiro lugar.
SINOPSE – “O documentário celebra o bicentenário da imigração alemã no Brasil. A pequena e próspera localidade de Ivoti, ao sul do Brasil, abrigou algumas das primeiras levas de imigrantes europeus oriundos do sul da Alemanha a partir de 25 de julho de 1824. O filme investiga esse movimento migratório desde a chegada dos primeiros imigrantes até a comunidade atual de Ivoti, destacando como as influências alemã, indígena, portuguesa e de outras culturas moldaram neste lugar sua identidade singular no mosaico cultural e socioeconômico diverso do Brasil ao longo dos últimos dois séculos.”
Para mais informações sobre o filme, acesse o link.
Debates
Painel 1: Celebração do Bicentenário e a questão migratória no mundo
Rafael Gessinger, Presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã | Professor e Subsecretário de Justiça do Estado do RS
Marc Bogdahn, Cônsul da Alemanha
Ruimara Stein, diretora e produtora do filme Ivoti – O jardim da Imigração Alemã | 200 anos de História e Legado
Patrícia Affonso, representante do Ministério da Cultura (MinC)
Painel 2: Investimentos e panorama na reconstrução do audiovisual no RS
Rafael Gessinger, presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no RS | Professor e Subsecretário de Justiça do Estado do RS
Mari Martinez, coordenadora do escritório do Ministério da Cultura/RS
Beto Rodrigues, presidente da FUNDACINE/RS
Daniel Rodrigues, presidente da Associação de Críticos de Cinema do RS (ACCIRS)
PROMOÇÃO
Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã
Ministério da Cultura/MinC – Governo Federal
SindBancários
CineBancários
INICIATIVA
Ruimara Stein Produções
Valkyria Filmes
HMF Mídias Digitais, Jornalismo e Cultura
APOIO CULTURAL
FAMURS | Área Técnica de Cultura e Economia Criativa
GramadoTur | Curadoria e Produção Executiva do 52º Festival de Cinema de Gramado