ACCIRS revela os premiados entre os Melhores do Ano 2024
Após um ano desafiador por conta dos desastres climáticos de 2024, a Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs), em seu 16º ano de atividade, manteve ativo seu papel de ocupar cada vez mais espaço no ambiente cinematográfico do Rio Grande do Sul e do Brasil. Entre as atividades realizadas, como ocorre tradicionalmente, a entidade elegeu os Melhores do Ano tendo por base produções lançadas em mostras e festivais, no circuito comercial e também em plataformas de streaming em 2024.
Dividida em dois turnos, a votação selecionou os melhores longas-metragens estrangeiro, brasileiro e gaúcho, além do melhor curta gaúcho do ano. Ainda, os membros da Accirs entregam, desde sua primeira edição, o Prêmio Luís César Cozzatti, que reconhece filmes, projetos, instituições ou pessoas de destaque no cenário audiovisual gaúcho. Os vencedores foram revelados em primeira mão durante evento sobre crítica online e atuação internacional com o historiador e crítico de cinema Waldemar Dalenogare, realizado no dia 14, na Sala Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana.
Confira os vencedores do Prêmio Accirs 2024:
Melhor curta-metragem gaúcho: Pastrana, de Melissa Brogni e Gabriel Motta
Melhor longa-metragem gaúcho: Até Que a Música Pare, de Cristiane Oliveira
Melhor longa-metragem nacional: Ainda Estou Aqui, de Walter Salles
Melhor longa-metragem Internacional: Anatomia de uma Queda, de Justine Triet
Prêmio Luís César Cozzatti (destaque gaúcho): Hélio Nascimento
Um dos mais respeitados críticos de cinema em atividade no Brasil, Hélio Nascimento assina há 64 anos uma coluna semanal sobre cinema no Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Atualmente com 88 anos de idade, foi agraciado, em 2022, com o Prêmio Gramado 50 Anos no Festival de Cinema de Gramado, honraria destinada a pessoas cujas trajetórias em cinema se destacaram ao longo das décadas. Hélio tem dois livros lançados: Cinema Brasileiro, de 1981, e O Reino da Imagem, de 2002, e integra o livro 50 Olhares da Crítica Sobre o Cinema Gaúcho, publicado em 2021 pela Accirs e da qual é sócio-honorio.
Sobre a Accirs
A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul foi fundada em 29 de março de 2008. Agrega profissionais da crítica cinematográfica oriundos de diversas áreas, incluindo jornalistas, publicitários, psicanalistas, professores, pesquisadores e escritores com experiência em jornal, rádio, televisão e internet e tem como finalidade a divulgação do cinema, a promoção do debate sobre filmes e a defesa da reflexão crítica, responsável e de qualidade em relação às obras audiovisuais abordadas, bem como a defesa de seus associados para que exerçam com liberdade as prerrogativas de seu trabalho.
> Confira os vencedores em edições anteriores do Prêmio Accirs.