Animação em Destaque no Festival de Cinema
A 46ª edição do Festival de Cinema de Gramado abre generoso espaço para o cinema de animação. Neste sábado, 18 de agosto, o cineasta Carlos Saldanha será homenageado com o Troféu Eduardo Abelin. Duas vezes indicado ao Oscar, Saldanha é responsável pelo sucesso de bilheteria A Era do Gelo, Rio e Touro Ferdinando. É a primeira vez que o realizador brasileiro de projeção internacional participa do evento.
E na segunda-feira, dia 20 de agosto, às 15h, na Sala Diamante do Hotel Serra Azul, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) lança o livro Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais, que apresenta as principais obras do gênero no Brasil, cuja trajetória começou em 1917 com o curta-metragem O Kaiser, dirigido por Seth. É terceira publicação da série “Melhores”, lançada pela entidade, que já compilou destaques entre os documentários e entre todos os filmes brasileiros da história. Além de repetir a parceria com o Canal Brasil e a Editora Letramento, a obra contou com a parceria da ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação.
No lançamento haverá um debate entre cineastas e críticos da Accirs sobre o panorama da animação brasileira. Os convidados para a mesa são Nara Normande, diretora do curta Guaxuma, que participa da competição em Gramado; Ivonete Pinto, professora da Universidade Federal de Pelotas e autora de artigo sobre Castelos de Vento; Daniel Feix, presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul; e Gabriel Carneiro, organizador do livro e integrante do júri Accirs/Abraccine da crítica no Festival de Gramado. A mediação será de Paulo Henrique Silva, presidente da Abraccine e também organizador do livro, que estará à venda na ocasião.
Uma das curiosidades registradas pelo livro é a referência ao gaúcho Otto Guerra. Foi o realizador com mais títulos incluídos entre as cem melhores animações do cinema nacional. Estão na lista quatro filmes, dois deles entre os dez primeiros: Até que a Sbórnia nos separe (2013), codirigido por Ennio Torresan Jr., em quarto lugar; e Wood & Stock: sexo, orégano e rock’n’roll (2006), em nono. Guerra ainda aparece na lista com o curta Novela (1992), em 32º, e o longa Rocky & Hudson, os caubóis gays (1994), em 50º.
O último trabalho do cineasta, A Cidade dos Piratas, é um dos filmes nacionais que concorre ao kikito neste 46º Festival de Cinema de Gramado. O filme será exibido na sexta-feira, dia 24, no Palácio dos Festivais.