“Até que a Sbórnia nos Separe” estreia dia 30 de outubro nos cinemas
Dia 30 de outubro estreia a animação “Até que a Sbórnia nos Separe”, baseada na famosa montagem gaúcha “Tangos & Tragédias”. A história é uma reconstrução do mundo dos músicos Kraunus Sang e Maestro Plestkaya, que, no espetáculo original, fugiram da Sbórnia após a chegada do rock ‘n’ roll. A produção é dirigida por Otto Guerra e Ennio Torresan Jr, sendo a primeira produção gaúcha a chegar aos cinemas também em cópias 3D.
O filme marca o último trabalhado do músico Nico Nicolaiwewsky, falecido no último mês de fevereiro. Ao lado de seu colega Hique Gomez, Nicolaiewsky esteve diretamente envolvido na realização do filme, e deu voz ao protagonista Maestro Plestkaya, personagem que interpretava nos palcos. O elenco de dubladores ainda traz nomes como Fernanda Takai, Arlete Salles e André Abujamra (responsável pela trilha instrumental, que conta ainda com músicas do espetáculo).
Para Guerra, o longa-metragem é uma verdadeira viagem de entrega e identificação pessoal. “Desde que vi Tangos & Tragédias, guardei a história como uma carta na manga. Virou uma referência para mim. Tinha que fazer, pois sou apegado a tudo relativo a Porto Alegre e ao Rio Grande do Sul. E este filme significa grande identificação para mim. Coloquei todo o meu sangue, me envolvi até a medula e fiz ajustes até o último minuto” contou.
O co-diretor vencedor do Emmy, Ennio Torresan Jr., atua há duas décadas como animador na Dreamworks, sediada nos Estados Unidos. Ele revela que fazer “Sbórnia” foi uma experiência única na sua carreira: “Quando li o roteiro, foi amor à primeira vista. Não conseguia parar de pensar no projeto. Foi algo compulsivo, mas no bom sentido. Tentei não trazer nada de fora, e sim fazer algo inverso, novo. É um filme diferente de tudo que já fiz. O que existe em comum é a paixão por fazer animação”.
Esta é a primeira animação inteiramente digital da Otto Desenhos Animados, produtora do filme que está há 35 anos no mercado.Durante sua produção, mais de 100 desenhistas de diferentes pontos do país estiveram envolvidos no projeto, dando vida a cerca de 500 mil desenhos que se materializam ao longo dos 90 minutos do filme.