Cinco curtas gaúchos são selecionados para o 10º CineFest Votorantim
O CineFest Votorantim anunciou a lista de curtas selecionados para participar da sua 10ª edição. Serão 82 curtas, sendo 33 filmes da Mostra Regional, 34 da Mostra Nacional, 08 da Mostra Ambiental e 07 da Mostra Paralela. Cinco curtas estão representando o Rio Grande do Sul na Mostra Nacional. A curadoria ficou por conta do jornalista Gai Sang com a participação de Adriano Bertanha e Thiago Consiglio. O festival acontece de 15 a 27 de fevereiro, em São Paulo, e todas as sessões são gratuitas.
Nesta edição do evento, GaiSang destaca, além do recorde de inscritos, a qualidade elevada das produções, tanto regionais como nacionais. “Fiquei surpreendido com a qualidade dos curtas produzidos fora do eixo Sudeste. Vídeos do Nordeste e do Sul são muitos e com boa qualidade. Vale destacar ainda a participação dos diretores da nossa região que a cada ano só aumenta, assim como a qualidade das suas produções”, aponta o curador, que também chamou atenção para o tema mais abordado entres os participantes: “Foram os mais variados assuntos, mas acredito que o mais recorrente tenha sido a questão da incomunicabilidade do ser humano”.
Como novidade desta edição, cada filme integrante das mostras competitivas que não for da Região Metropolitana de Sorocaba terá a oportunidade de trazer um realizador para prestigiar o evento pessoalmente com todas as despesas de viagem pagas pelo festival, o que tem empolgado a organização. “Já sabemos que teremos pessoas de regiões muito distintas, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Será incrível poder reunir artistas do Brasil todo, tanta diversidade cultural e experiências. Eles com certeza têm muita coisa pra falar, assim como os artistas da nossa região. Todos eles crescerão muito com a experiência do CineFest Votorantim”, comenta o coordenador geral do evento Douglas Garcia.
Os selecionados para as mostras competitivas – mostra nacional, regional e ambiental – serão avaliados pelo júri especializado que conta com a participação de nomes como Paulo Aranha, Ricardo Camargo, Thais Emília, Cássio Starling, Itamar Borges e Nelson Toledo. Os filmes vencedores nas categorias de melhor curta nacional, regional, ambiental e júri popular serão anunciados na noite de encerramento e premiados no valor de R$3.000,00. Confira abaixo os filmes gaúchos selecionados:
Castillo y el Armado, Porto Alegre-RS/2014, Animação, 13’46’’ – Direção: Pedro Harres
De Fino Gosto, Porto Alegre-RS/2014, Ficção, 14’07’’ – Direção: Marco Bravo
O Corpo, Porto Alegre-RS/2015, Ficção, 16’10’’ – Direção: Lucas Cassales
Por Onde Anda o Rock and Roll, Porto Alegre-RS/2014, Ficção, 14’23’’ – Direção: Felipe Iesbick
Retirantes, Porto Alegre-RS/2014, Animação, 13’24’’ – Direção: Maíra Coelho
Confira a lista completa aqui
(Fonte: Beatriz Nunes Assessoria de Imprensa)