Páginas
Seções

Publicado por em set 24, 2020 em Em destaque, Notícias |

Construção é o melhor curta gaúcho no 48º Festival de Gramado

O 17º Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, foi transmitido ao vivo pelas redes sociais, direto do Palácio dos Festivais em Gramado, numa cerimônia conduzida por Roger Lerina e Marla Martins, com a participação dos concorrentes pela internet.

O grande vencedor foi Construção, eleito Melhor Filme, Melhor Direção para Leonardo da Rosa (na foto) e Melhor Montagem para André Berzagui e Arthur Amaral. Realização do curso de cinema da UFPel, Universidade Federal de Pelotas, o filme é um documentário de observação que acompanha a história de Andréia que, depois de ser despejada de sua casa, volta para a comunidade de Getúlio Vargas com seus filhos Augusto, Gustavo e Bruno e inicia, com a ajuda deles, a construção da casa própria.

O júri da crítica Accirs elegeu Melhor Filme Fragmentos ao Vento 1945, de Ulisses Da Motta, ” um trabalho que discute racismo, intolerância e mudanças através de um trabalho primoroso de reconstituição de época”. O júri formado pelos associados Carla Oliveira, Daniel Dalpizzolo, Chico Izidro, Gisele Figueiredo dos Santos e Paulo Casa Nova escolheu, ainda, como Menção Honrosa o curta Construção, de Leonardo da Rosa.

Vencedores do 17º Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas

Melhor Filme: Construção, de Leonardo da Rosa
Melhor ator: Mauro Soares, por Deserto Estrangeiro
Melhor Atriz: Isabél Zuaa, por Deserto Estrangeiro
Melhor Direção: Leonardo da Rosa, por Construção
Melhor Roteiro: Richard Tavares, por Desencanto
Melhor Fotografia: Luciana Baseggio, por Deserto Estrangeiro
Melhor Montagem: André Berzagui e Arthur Amaral, por Construção
Melhor Direção de Arte: Alice Sperb e Thiago Dorsch, por Sopa Noir
Melhor Música (Trilha Sonora): Valmor Pedretti, por Magnética
Melhor Edição de Som (Desenho de Som): Gabriel Portela, por Letícia Monte Bonito 04
Melhor Produção Executiva: Matheus Heinz, por Lacrimosa
Prêmio da Crítica: Fragmentos ao Vento 1945, de Ulisses Da Motta
Menção Honrosa: Construção, de Leonardo da Rosa
Prêmio Especial do Júri: O que pode um corpo?, Victor Di Marco e Márcio Picoli

O júri de premiação foi formado pelo jornalista, crítico e pesquisador Adriano Garret, pela cineasta e professora universitária Karla Holanda, pelo produtor executivo Fernando Dias, pela atriz, educadora e presidenta da Academia Paraibana de Cinema, Zezita Matos e pela produtora cultural Maria Abdalla.

A Comissão de Seleção foi composta pelo diretor e roteirista Lucas Cassales, pela produtora Tatiana Behar, pelo publicitário e servidor da Assembleia Legislativa Rafael Severo, pelo crítico Yuri Correa, e pela produtora Gisele Hiltl. Foram 19 filmes escolhidos entre 113 produções inscritas, de 17 cidades. As exibições foram realizadas por streaming do Canal Brasil neste ano atípico em que todas as atividades estão sendo realizadas online, em parcerias com o Canal Brasil, TVE e pelas redes do youtube e facebook do 48º Festival de Cinema de Gramado.

FOTO: Edison Vara / Agência Pressphoto |48º Festival de Cinema de Gramado 2020 – 23/09/2020 – Palácio dos Festivais – Cerimônia de premiação do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas – Melhor Filme: CONSTRUÇÃO