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Publicado por em mar 20, 2019 em Notícias |

Contrastes Humanos abre Sessão ACCIRS 2019

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Filmes com olhares diversificados para o cinema dão continuidade à Sessão ACCIRS, que realiza o segundo ciclo entre abril e julho de 2019. O programa de exibições de filmes com debate, iniciado no ano passado, é um dos eventos em comemoração aos 10 anos da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. As sessões comentadas com periodicidade bimestral e itinerância no circuito exibidor do Estado tem curadoria do associado da Accirs, crítico e programador da Cinemateca Capitólio, Leonardo Bomfim.

A programação do segundo ciclo inicia no dia 2 de abril, às 19h30, na Sala Paulo Amorim, com o clássico Contrastes Humanos, realizado por Preston Sturges em 1941. Os comentários serão conduzidos pelos críticos da Accirs Juliana Costa e Pedro Henrique Gomes.

Programação completa:

2 de abril  – 19h30
Contrastes Humanos, de Preston Sturges, EUA, 1941
Local: Sala Paulo Amorim (Rua dos Andradas, 736).

Sinopse: John L. Sullivan (Joel McCrea) é um diretor hollywoodiano de comédias, rico e famoso, que decide mudar o rumo de sua carreira. Ele deseja fazer um filme sobre os problemas sociais que os Estados Unidos passavam na década de 30, época da Grande Depressão. Para pesquisar seu tema, se disfarça de mendigo e cruza o país disposto a enfrentar reais privações e preconceitos. A aventura começa quando ele pega a estrada e, entre muitos encontros e percalços, vai descobrir qual é sua verdadeira contribuição para as massas. O filme Contrastes Humanos  (Sullivan’s Travels) foi escrito e dirigido por Preston Sturges, um dos primeiros roteiristas norte-americanos a se tornar diretor. Lançado em 1941, Contrastes Humanos foi homenageado pelos Irmãos Coen no filme E aí, meu irmão, cadê você?  (O Brother, Where Art Thou?) que é como se chamava o filme que o personagem Sullivan pretendia fazer.

14 de maio  – 20h
A Vida Útil, de Federico Veiroj, Uruguai/Espanha, 2010
Local: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085)

Sinopse: Empregado da cinemateca em Montevidéo, Jorge (Jorge Jellinek) cuida da programação da casa, assim como da projeção e das contas. Aficionado por cinema, o funcionário se desespera quando descobre que a instituição vai fechar por causa das dificuldades financeiras. Realizado em preto e branco, escrito e dirigido por Federico Veiroj, o filme é uma ode ao cinema e à cinefilia. São feitas várias referências a filmes, inclusive aparece uma sucessão de fotogramas ampliados de um cavalo galopando, que é uma citação ao fotógrafo Muybridge, um dos precursores da arte cinematográfica. Participações de Paola Venditto e Manuel Martinez Carril, falecido em 2014, jornalista que dedicou sua vida profissional à Cinemateca Uruguaia.

16 de julho  – 19h
A Tortura do Medo, de Michael Powell, Inglaterra, 1960
Local: Sala Redenção (Av. Eng. Luiz Englert s/n, Campus Central da UFRGS)

Sinopse: O protagonista é um estranho e recluso rapaz que não larga sua câmera para nada. Submetido na infância a experimentos do pai cientista, Mark Lewis (Karlheinz Böhm) se transformou num psicopata que mata mulheres e filma as suas expressões de terror pouco antes de serem assassinadas. Lançado em 1960, Peeping Tom é um filme de terror de fundo psicológico e bastante inspirado pelos filmes voyeristas de Alfred Hitchcock. Desde o início, o espectador é colocado no ponto de vista do cinegrafista e acompanha a ação através das lentes da câmera da qual ele nunca se afasta. Lançado no início dos anos 60, Peeping Tom precisou esperar mais de uma década para ser valorizado, nos anos 70 foi redescoberto e considerado, por realizadores e críticos como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Peter Bogdanovich, um dos grandes filmes de terror do cinema.