Páginas
Seções

Publicado por em jun 29, 2020 em Em destaque, Notícias |

Crítica em Transe #1 – Racismo no cinema

Um espaço para a conversa, o debate e a troca de ideias em torno de filmes, do cinema, da crítica e o que mais vir. Crítica em Transe é o programa da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul em seu canal no YouTube, em edições quinzenais com a participação de associados e convidados. O programa está sendo lançado nesta terça-feira, dia 30 de junho, debatendo racismo no cinema, um assunto urgente e necessário.

No primeiro Crítica em Transe a conversa é mediada por Fatimarlei Lunardelli com a participação do presidente da Accirs Daniel Feix e os críticos Chico Izidro e Daniel Rodrigues. Izidro é repórter esportivo do jornal Correio do Povo onde escreve para os blogs CineCP e Cena Roch, é autor dos livros Era vidro e se quebrou e Olhos verdes e mantém há 14 anos o blog de cinema Sala Escura. Daniel Rodrigues é escritor premiado com o Açorianos de Literatura pelo livro Anarquia na passarela, edita o site cultural Clyblog e O Estado das Coisas, além de produzir e apresentar o programa Música da Cabeça, na Rádio Elétrica.

No programa são abordados tópicos envolvendo o racismo em filmes clássicos como O Nascimento de uma nação, de David W. Griffith (1914) e E o Vento Levou (1939) até as produções mais recentes de Spike Lee, cineasta engajado na denúncia do preconceito contra pessoas negras. São abordados filmes que realizou como Infiltrado na Klan (2018) e o recente Destacamento Blood, lançado diretamente na plataforma Netflix.

Crítica em Transe #1 – Racismo no cinema no canal da Accirs no YouTube