Páginas
Seções

Publicado por em set 29, 2020 em Em destaque, Notícias |

Crítica em Transe #6 – Cinema Maldito

Já está no ar em nosso canal no Youtube o novo episódio do Crítica em Transe, programa da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul com a participação de associados e convidados. Os episódios do Crítica em Transe também está disponível na versão podcast.

O cinema maldito é tema deste sexto encontro. Da discussão do conceito à citação de vários filmes “amaldiçoados”, os debatedores conversam sobre o longa Incubus, uma obscura produção independente dirigida por Leslie Stevens, em 1966.

Um dos convidados, Cristian Verardi é produtor e curador da Mostra A vingança dos Filmes B, que em janeiro de 2020 chegou à nona edição na Cinemateca Capitólio. Crítico da Accirs, Cristian é pesquisador do cinema fantástico e de horror, colaborador em diversas publicações, além de ator e realizador no cinema: um de seus filmes, Ne pas projeter, é um curta que integra o filme de episódios 13 histórias estranhas. A jornalista Laura Cánepa também integra a conversa. Laura é professora e pesquisadora na Universidade Anhembi Morumbi, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Com pós-doutorado em estudos de cinema, a jornalista escreveu a tese Medo de quê? Uma história do horror em filmes brasileiros (Doutorado em Multimeios – Unicamp). A mediação é com Fatimarlei Lunardelli, vice-presidente da Accirs.

O Crítica em Transe tem coordenação e mediação de Fatimarlei Lunardelli e Renato Cabral, design por Renato Cabral, edição e publicação por Pedro Henrique Gomes e divulgação por Maurício Vassali.

A imagem em destaque no post é do filme Incubus (1965), do diretor Leslie Stevens.