Crítico Goida é homenageado pelo Clube de Cinema
Por Adriana Androvandi, especial para o site da Accris.
O Clube de Cinema de Porto Alegre foi fundado em 13 de abril de 1948. Completou, portanto, 70 anos. Para celebrar a data, o grupo de associados fez uma homenagem a um de seus membros mais antigos, o crítico de cinema Hiron Goidanich, carinhosamente conhecido como Goida, 83 anos, associado da Accirs.
A cerimônia ocorreu na sexta-feira, dia 13 de abril, na Sala Norberto Lubisco da Casa de Cultura (Rua dos Andradas, 736), espaço onde o Clube também promove, em parceria com a Cinemateca Paulo Amorim, uma mostra gratuita de clássicos até o dia 18 de abril.
Ao receber a homenagem, Goida destacou a importância de Paulo Fontoura Gastal (1922-1996), famoso jornalista do Correio do Povo entre as décadas de 50 a 80 e que foi o fundador do Clube, ao lado de outros intelectuais, jornalistas e cinéfilos. “O Gastal dizia que não se pode somente gostar do cinema, é preciso trabalhar pelo cinema”, lembrou Goida, que salientou ainda que Gastal foi um grande fomentador do Festival de Gramado.
Goida começou a trabalhar com jornalismo cultural em 1959 e, a convite de Gastal, começou a frequentar o Clube. Desde então, incentivou uma geração de cinéfilos. O atual presidente da associação, Marcio Piva Von Diemen, destacou que o Clube de Cinema de Porto Alegre é um dos únicos que está em funcionamento ininterrupto há 70 anos. Nesta associação, os sócios pagam uma quantia anual (R$ 170 neste ano) e tem direito a assistir a uma sessão de cinema por semana aos sábados pela manhã.
Reportagem de Adriana Androvandi publicada no Correio do Povo em 14 de abril de 2018 sobre a homenagem a Hiron Goidanich.