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Publicado por em out 4, 2024 em Destaque, Em destaque, Notícias |

Curso “Monstros no Armário: o cinema de horror e a teoria queer”, de Conrado Oliveira

O cinema de horror tem desempenhado um papel intrigante ao longo da história, muitas vezes servindo como um espelho distorcido das questões sociais e culturais de seu tempo. Dentro desse contexto, a teoria queer oferece uma lente fascinante para interpretar filmes icônicos onde a diversidade sexual é uma temática velada, porém poderosa. Obras clássicas como Frankenstein e Drácula e os cults A Hora do Pesadelo e Hellraiser exemplificam essa dinâmica, utilizando o vilão como uma metáfora para expor a condição “monstruosa” da sexualidade que escapa da heteronormatividade em nossa sociedade.

A década de 1980, marcada pela crise da Aids, amplificou ainda mais essas representações. Discursos equivocados retratavam o homossexual como um predador contagioso, alimentando medos irracionais na sociedade. Essas narrativas, muitas vezes inconscientemente, refletiam e reforçavam as normas heteronormativas dominantes.

Embora alguns cineastas não tenham necessariamente a intenção explícita de abordar questões de gênero e sexualidade em seus filmes, a teoria queer oferece uma estrutura analítica poderosa para interpretar estas obras sob uma nova luz. Ela permite que percebamos como certos elementos narrativos e simbólicos podem ser lidos como representações veladas de identidades queer e suas lutas dentro de uma cultura dominante e, infelizmente, ainda muitas vezes hostil.

Objetivos:

O curso Monstros no Armário: o cinema de horror e a teoria queer ministrado por Conrado Oliveira propõe reflexões sobre diversos filmes, dos mais clássicos aos cults contemporâneos, a partir de uma nova perspectiva mais diversa e plural – permitindo que tais monstros “saiam do armário” enquanto seus filmes são dissecados numa nova e curiosa abordagem.

Conteúdos:

Aula 1 – Introdução

  • Apresentação do curso e dos temas abordados; Metodologia de análise: teoria queer e cinema de horror; Visão geral do cinema de horror: breve histórico do gênero e sua evolução;

Contexto Histórico e Teoria Queer

  • História do cinema de horror e representações de sexualidade: evolução dos estereótipos e arquétipos no cinema de horror;
  • Introdução à Teoria Queer – conceitos-chave: heteronormatividade, identidade de gênero e sexualidade; Aplicação da teoria queer ao cinema;

Frankenstein e a Análise de Identidade e Alteridade

  • Análise de Frankenstein (1931) e A Noiva de Frankenstein (1935) e outras versões: Discussão sobre o monstro como figura do “outro”; paralelos com a construção da identidade e o medo do diferente;
  • Simbolismos e Interpretações Queer: Identidade e desvio da heteronormatividade;

Drácula e a Sexualidade Sublimada

  • Análise de Drácula (1931) e A Filha de Drácula (1936) – e outras versões: o vampiro como metáfora sexual;
  • Subtexto homoerótico e o medo da sexualidade não conformista;
  • Implicações da sexualidade no horror gótico: a influência do medo do desejo e da transgressão; Lobisomem e a Transformação dos Corpos
  • Análise de O Lobisomem (1941 e outras versões): a transformação dos corpos, a não-conformidade e não-aceitação;
  • Uma leitura sobre a perspectiva da vivência trans: inconformidade de corpos, disforia, a aceitação como outro e a não-aceitação social.

Outros filmes: Sangue de Pantera (1942), Monstro da Lagoa Negra (1954), Psicose (1960), Carrie (1976), Parceiros da Noite (1980), Fome de Viver (1983), Sleepaway Camp (1983), Lost Boys (1987), entre outros.

Aula 2 – A evolução da representação queer no cinema

O Exorcista e a Crise de Identidade

  • Análise de O Exorcista (1973); Possessão como alegoria de uma identidade sexual reprimida.
  • Interpretações queer da possessão; conflitos de identidade e sexualidade na narrativa. Representações contemporâneas do catolicismo e de outros símbolos religiosos no cinema em contrapontos ou paralelos ao terror.

Hellraiser e a Sexualidade Não Normativa

  • Análise de Hellraiser (1987 e 2022): o Cenobita e o desejo por experiências além dos limites normativos;
  • Exploração do Corpo e Identidade: a sexualidade como uma forma de transgressão e liberação;

Freddy Krueger e a Subversão da Heteronormatividade

  • Análise de A Hora do Pesadelo (1984) e A Hora do Pesadelo 2 – A Vingança de Freddy (1985): Freddy Krueger como uma figura que desafia as normas de comportamento.
  • Leitura queer dos medos e desejos: a relação entre sonhos, medo e identidade sexual.
  • Reflexões acerca de Scream Queen! (2019), documentário sobre o contexto homossexual de A Hora do Pesadelo 2 e as complicações na vida de seu protagonista, Mike Patton.

Outras referências e tendências contemporâneas

  • Exemplos adicionais: Jovens Bruxas (1996 e 2020), Um Estranho no Lago (2013), Babadook (2014), As Boas Maneiras (2017), They/Them (2022), Fear Street (2021), Clube da Mordida (2019), Morte, Morte, Morte (2022) e outros filmes contemporâneos;
  • Tendências recentes: como a representação da diversidade sexual e identidades de gênero estão mudando no cinema de horror moderno; Discussão final e encerramento
  • Síntese e Reflexões Finais:

Ministrante: Conrado Oliveira – Crítico, professor e pesquisador de cinema. Mestre em Arte, Cultura e Comunicação pela Universidade do Minho, em Portugal. Pós-graduado em Cinema e Linguagem Audiovisual e graduado em Comunicação Social. Membro da atual gestão da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs), foi programador da Sala de Cinema Ulysses Geremia (Caxias do Sul/RS), colaborador dos sites Cine Players e Papo de Cinema e júri e curador de diversos festivais, como Gramado e Cineserra.

Curso MONSTROS NO ARMÁRIO: O CINEMA DE HORROR E A TEORIA QUEER
de Conrado Oliveira

Datas: 19 e 20 de Outubro (sábado e domingo)

Horários: 14h30 às 17h30

Duração: 2 encontros presenciais (carga horária: 6 horas / aula)

Local: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS)

Mais informações e inscrições:
https://cinemacineum.blogspot.com/2024/09/monstros-no-armario.html