Debates no seminário da crítica
A programação do Seminário Internacional O Estado da Crítica, que acontece entre os dias 30 de maio e 4 de junho em Porto Alegre, inclui mesas temáticas compostas por nomes da crítica de cinema brasileira em dois momentos: nas Tensões contemporâneas do pensamento crítico e nas Tensões históricas da crítica de cinema. Ambos os debates acontecem no sábado (01.06), respectivamente às 9h30 e às 14h30 na Unisinos – Porto Alegre. Conheça um pouco de cada um dos convidados que estarão presentes na ocasião:
José Geraldo Couto é crítico de cinema, jornalista e tradutor. Graduado em Jornalismo e em História pela USP, é autor de livros como André Breton e Brasil: Anos 60 e colaborou com artigos e ensaios nos livros O cinema dos anos 80, Folha conta 100 anos de cinema e Os filmes que sonhamos. Trabalhou por mais de vinte anos na Folha de S. Paulo e atualmente mantém uma coluna de cinema no blog do Instituto Moreira Salles.
Kênia Freitas é pós-doutoranda em Comunicação pela UNESP. Na mesma área, concluiu o doutorado pela UFRJ e o mestrado pela Unicamp. É graduada em Jornalismo pela UFES. Além da pesquisa, trabalhou como curadora em mostras como Afrofuturismo e A magia da mulher negra. É também crítica de cinema, publica no site Multiplot! e integra o coletivo Elviras.
Andrea Ormond é escritora, curadora e crítica de cinema. Graduada em Direito e Letras pela PUC-Rio, é autora da trilogia de livros Ensaios de Cinema Brasileiro – Dos filmes silenciosos ao século XXI. Ormond colabora na Folha de S. Paulo e na revista Cinética, além de manter, desde 2005, o blog Estranho Encontro, onde escreve exclusivamente sobre o cinema brasileiro.
Sérgio Alpendre é jornalista, crítico de cinema, professor e pesquisador. É mestre em Processos e meios audiovisuais pela ECA/USP e atualmente doutorando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. É colaborador da Folha de S. Paulo e professor na Escola de Cinema e Artes Inspiratorium. Atualmente edita a revista Interlúdio e o blog sergioalpendre.com.
Ivonete Pinto é jornalista, doutora pela ECA/USP e professora no curso de Cinema e Audiovisual na UFPel. Co-editora da revista Teorema, foi vice-presidente da Abraccine (2011-2014) e presidente da Accirs (2008-2010). É autora dos livros A Mediocridade, Descobrindo o Irã e Samovar nos Trópicos. Também organizou Bernardet 80: Impacto e influência no cinema brasileiro, com Orlando Margarido, e Ismail Xavier 70: Trajetória de um pensador do cinema (no prelo), com Fatimarlei Lunardelli e Humberto Silva.
Paulo Henrique Silva é atualmente presidente da Associação brasileira de críticos de cinema (Abraccine). Jornalista pós-graduado pela PUC-MG em Gestão Estratégica da Comunicação. Trabalha há 24 anos no jornal Hoje em Dia (MG) como repórter e crítico de cinema. É organizador dos livros 100 Melhores Filmes, Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais, Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais, ao lado de Gabriel Carneiro, e Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil, que será lançado no sábado, às 17h30min, ao final dos debates.
As mesas terão mediação de Milton do Prado (coordenador do CRAV/Unisinos) e Fatimarlei Lunardelli (vice-presidente da Accirs).
O Seminário Internacional O Estado da Crítica tem apoio da Aliança Francesa e da Abraccine. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em aqui.
A programação completa pode ser vista aqui.