Dossiê: 48º Festival de Cinema de Gramado
Com todas as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, o Festival de Gramado teve edição alternativa no ano de 2020: as exibições de curtas e longas-metragens, além de entrevistas e debates, foram transmitidos online e em parceria com o Canal Brasil. Desta forma, o festival ainda se consagra como uma das mais tradicionais e sólidas janelas de exibição do cinema brasileiro e latino-americano. A Accirs mais uma vez atuou como parceira do Festival e se fez presente com representantes nos júris, na mediação de conversas e em publicações.
Muitos dos nossos associados cobriram o evento. Algumas das críticas e artigos publicados foram elencados a seguir. Para ter acesso, basta clicar no título da matéria. Boa leitura!
O Imaginário e a sociedade: cinema fantástico, Gramado e algumas reflexões, por Isabel Wittmann, integrante do Júri da crítica Accirs/Abraccine do 48º Festival de Cinema de Gramado
Gramado em compasso de espera, por Amanda Aouad, integrante do Júri da crítica Accirs/Abraccine do 48º Festival de Cinema de Gramado
Martín Desalvo e o Jaguaretê, por Caroline Zatt da Silva, integrante do Júri da crítica Accirs/Abraccine do 48º Festival de Cinema de Gramado
Road movies pela mesclada América Latina, por Caroline Zatt da Silva
48º Festival de Cinema de Gramado #5: um balanço geral das mostras competitivas, por Matheus Pannebecker, integrante do Júri da crítica Accirs/Abraccine no 48º Festival de Cinema de Gramado
Sobre Construção, de Leonardo Da Rosa, por Carla Oliveira, integrante do Júri da Crítica Accirs na Mostra Gaúcha de Curtas – Prêmio Assembleia Legislativa, no 48º Festival de Gramado
Sobre Deserto estrangeiro, de Davi Pretto, por Paulo Casa Nova, integrante do Júri da Crítica Accirs na Mostra Gaúcha de Curtas – Prêmio Assembleia Legislativa, no 48º Festival de Gramado
Fragmentos ao vento 1945, por Chico Izidro, integrante do Júri Accirs que concedeu o prêmio da crítica ao filme Fragmentos ao Vento 1945 na Mostra Gaúcha de Curtas – Prêmio Assembleia Legislativa, no 48º Festival de Gramado.
“O samba é primo do jazz” revela trajetória musical de Alcione, por Siliane Vieira, jornalista e crítica de cinema do Jornal Pioneiro (Caxias do Sul)
O melhor curta-metragem gaúcho no 48º Festival de Cinema de Gramado, por Ivonete Pinto, presidente da Abraccine, professora dos cursos de Cinema da UFPel e editora da Revista Teorema
Ten-Love e suas duas partes, por Ivonete Pinto
Documentário acompanha sírios refugiados no Uruguai, por Adriana Androvandi, jornalista e crítica de cinema do jornal Correio do Povo (Porto Alegre)
Nos fotogramas da memória – Notas a partir de Ver a Vista e O Luto Impossível, por Daniel Dalpizzolo, colaborador no site Cineplayers, na revista eletrônica Multiplot, no fanzine Zinematógrafo e blog pessoal Stage Fright.
Foto em destaque no post por Diego Vara, agência Pressphoto