Páginas
Seções

Publicado por em ago 26, 2024 em Destaque, Dossiês, Em destaque, Festival de Gramado |

Dossiê 52º Festival de Cinema de Gramado

A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado, um dos eventos mais icônicos do cinema brasileiro, aconteceu com a promessa de fortalecer ainda mais sua importância na promoção da sétima arte – e se consolidou como um palco essencial para a exibição e valorização de produções cinematográficas nacionais e internacionais.

A programação se encerrou no sábado (17), consagrando “Oeste Outra Vez” como Melhor Filme. A ficção de Erico Rassi levou para a casa, também, os Kikitos de Melhor Ator Coadjuvante para o estreante em longas Rodger Rogério e de Melhor Fotografia para André Carvalheira. A noite ainda premiou as melhores produções nas mostras de documentários nacionais e de curtas-metragens brasileiros.

As mostras paralelas do Festival de Gramado deste ano contaram com ainda mais espaço na programação. Além das seleções Infantil, Acessível e Cinema nos Bairros, a 52ª edição contou com uma mostra focada em curtas de animação.

A crítica também esteve presente ao longo de todo o Festival de Gramado, como haveria de ser: a ACCIRS, participando da curadoria do festival, de júris e debates, premiou “Pastrana”, dirigido por Melissa Brogni e Gabriel Motta, como o melhor curta indicado ao Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas do Festival de Cinema de Gramado.

Além desta premiação, membros da Associação também integraram o júri da crítica do Festival, que premiou os filmes “Cidade; Campo”, de Juliana Rojas, e “Fenda”, de Lis Paim. Dirigido por Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho, “A Transformação de Canuto” foi o grande vencedor da Mostra Gaúcha de Longas-Metragens no Festival de Gramado, que também contou com membros da ACCIRS em seu júri.

Abaixo, críticos de cinema ligados à Accirs comentam alguns dos filmes da programação e o festival em si a partir de diversas leituras e perspectivas – confira:

Adriana Androvandi

Bruna Haas

Carlos Henrique Dalla Corte

Carol Zatt

Chico Izidro

Daniel Rodrigues

Matheus Pannebecker

Robson Nunes

Rodrigo de Oliveira

Sérgio Alpendre

Ticiano Osório

Outros textos publicados no site da ACCIRS: