Páginas
Seções

Publicado por em fev 3, 2019 em Dossiês |

Dossiê :: Prêmio ACCIRS 2018

accirs_melhores_img_dossie

O Dossiê Prêmio Accirs 2018 reúne textos, entrevistas e reportagens sobre os melhores filmes de 2018, eleitos pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Além da publicação de conteúdo sobre os vencedores, optou-se por incluir material também sobre os finalistas. Diante do grande volume de novas produções internacionais, brasileiras e do Rio Grande do Sul, o resultado da eleição, que indicou os três melhores títulos em cada categoria, se reveste de significado pela atenção que direciona a esses filmes no conjunto da produção de 2018.

Seguem as categorias e os eleitos:

Trama Fantasma

Trama Fantasma

MELHOR LONGA ESTRANGEIRO – Trama Fantasma, de Paul Thomas Anderson
Trama Fantasma, de Paul Thomas Anderson – por André Kleinert, do blog Anti-Dicas de Cinema

Filme “Trama Fantasma” marca despedida com estilo do ator Daniel Day-Lewis – por Daniel Feix, do jornal Zero Hora

Trama Fantasma – por Matheus Pannebecker, do blog Cinema e Argumento

Trama Fantasma reúne Paul Thomas Anderson e Daniel Day-Lewis – por Ricardo Gruner, do Jornal do Comércio

Crítica: Trama Fantasma – por Yuri Cesar Lima Correa, do blog Classe de Cinema

2º LUGAR: O Outro Lado do Vento, de Orson Welles
Último filme de Orson Welles, O Outro Lado do Vento é um exercício estético ousado – por Bianca Zasso, do site Formiga Elétrica

3º LUGAR: Roma, de Afonso Cuáron
Roma e o México invisível, por Ivonete Pinto, da Revista Teorema

Roma – por Robledo Milani, do site Papo de Cinema

Benzinho

Benzinho

MELHOR LONGA BRASILEIRO – Benzinho, de Gustavo Pizzi
Benzinho, de Gustavo Pizzi – por André Kleinert, do blog Anti-Dicas de Cinema

Com primeira exibição nacional em Gramado, longa Benzinho merece aplauso – por Caroline da Silva, do Jornal do Comércio

Mamãe coragem – por Marcus Mello, da Revista Teorema

46º Festival de Cinema de Gramado #4: Crítica | “Benzinho”, de Gustavo Pizzi – por Matheus Pannebecker, do blog Cinema e Argumento

Crítica de Benzinho e entrevistas com  Gustavo Pizzi, Karine Teles e Adriana Esteves – por Robledo Milani, do site Papo de Cinema

Premiado em Gramado, longa “Benzinho” estreia nesta quinta em Caxias do Sul – por Siliane Vieira, do jornal Pioneiro

Crítica: Benzinho – por Yuri Cesar Lima Correa, do blog Classe de Cinema

2º LUGAR: Arábia, de Affonso Uchoa e João Dumans
Arábia, de Affonso Uchoa e João Dumans – por André Kleinert, do blog Anti-Dicas de Cinema

Premiado filme brasileiro “Arábia” aborda vida errática de operário com poesia e melancolia – por Daniel Feix, do jornal Zero Hora

A opressão invisível em Arábia – por Leonardo Bomfim, especialmente para o site da Accirs

3º LUGAR: As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra
As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra – por André Kleinert, do blog Anti-Dicas de Cinema

O terror social em As Boas Maneiras – artigo especial, por Ivonete Pinto, da Revista Teorema

Atualidade em As Boas Maneiras – por Leonardo Bomfim, especialmente para o site da Accirs

O dois em um de As boas maneiras – por Maurício Vassali, para o site Calvero Crítica de Cinema

Mulheres tocando o terror – por Roger Lerina, do site RogerLerina

Tinta Bruta

Tinta Bruta

MELHOR LONGA GAÚCHO – Tinta Bruta, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon
Tinta Bruta, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon – por André Kleinert, do blog Anti-Dicas de Cinema

Uma Porto Alegre Cinematográfica – por Eron Duarte Fagundes, especial para o site da Accirs

Tinta Bruta: Entrevista – por Leonardo Bomfim, Juliana Costa e Pedro Henrique Gomes, do fanzine Zinematógrafo

Tinta Bruta conquista a plateia do Festival de Berlim – por Marcus Mello, para o jornal Zero Hora

“Tinta Bruta”: com prestigiada carreira internacional, longa gaúcho explora a busca por cores e pertencimento entre o mundo real e virtual – por Matheus Pannebecker, do blog Cinema e Argumento

Festival do Rio 2018: As dificuldades de ser em Tinta Bruta – por Maurício Vassali, para o site Calvero Crítica de Cinema

Filme gaúcho premiado nos festivais de Berlim e do RJ estreia nesta quinta – por Ricardo Gruner, do Jornal do Comércio

Crítica de Tinta Bruta – por Matheus Bonez, do site Papo de Cinema

Entrevista com Filipe Matzembacher e Marcio Reolon – por Robledo Milani, do site Papo de Cinema

“As pessoas conseguem enxergar bastante do Brasil na tela”, diz  diretor sobre “Tinta Bruta” – por Siliane Vieira, do jornal Pioneiro

2º LUGAR: Rasga Coração, de Jorge Furtado
Rasga Coração, de Jorge Furtado – por André Kleinert, do blog Anti-Dicas de Cinema

Conflito de gerações marca novo longa de Jorge Furtado, que estreia nos cinemas – por Caroline da Silva, do Jornal do Comércio

Entrevistas com Jorge Furtado e Drica Morais e com Marco Ricca e Chay Suede – por Robledo Milani, do site Papo de Cinema

3º LUGAR: Yoñlu, de Hique Montanari
Yonlu, de Hique Montanari – por André Kleinert, do blog Anti-Dicas de Cinema

Universo juvenil é destaque em filmes que podem ir ao Oscar e estreiam em Porto Alegre – por Caroline da Silva, do Jornal do Comércio

Yoñlu expressa a angústia de uma adolescência sofrida – por Fatimarlei Lunardelli, do site Escrita Crítica

A melancolia de Yoñlu – por Jaqueline Chala, da rádio FM Cultura 107,7

O gabinete do Doutor Montanari – por Paulo Daisson Casa Nova, especialmente para o site da Accirs

Entrevistas com Hique Montanari e Thalles Cabral – por Robledo Milani, do site Papo de Cinema

Princesa Morta do Jacuí

Princesa Morta do Jacuí

MELHOR CURTA GAÚCHO – Princesa Morta do Jacuí, de Marcela Bordin
#MargensdeTiradentes: A distopia da luz, por Diego Franco, resenha crítica publicada na Revista Beira, com reprodução autorizada para o site da Accirs

2º LUGAR: Um Corpo Feminino, de Thais Fernandes
‘Um Corpo Feminino’ vence mostra de curtas gaúchos em Gramado – por Caroline da Silva, do Jornal do Comércio

3º LUGAR: Catadora de Gente, de Mirela Kruel

Catadora de Gente, de Mirela Kruel – por Marcelo Müller, do site Papo de Cinema, com reprodução autorizada para o site da Accirs

PRÊMIO LUIZ CÉSAR COZZATTI – Destaque Gaúcho ao Clube de Cinema de Porto Alegre, fundado em 1948, que completou 70 anos de atividades ininterruptas em 2018.

Porto Alegre dos cinéfilos, uma homenagem aos cineclubes
artigo de Carla Oliveira, especialmente escrito para o site da Accirs