Fantaspoa 2020 online e gratuito
Começa nesta sexta-feira, 24 de julho, o XVI Fantaspoa, maior festival de cinema dedicado exclusivamente a filmes de gênero fantástico da América Latina. Realizado em Porto Alegre desde 2005, este ano terá edição totalmente virtual devido a pandemia do covid-19. Através da plataforma de streaming Darkflix a programação do festival será aberta para todo o território brasileiro de forma gratuita. Ao longo de nove dias, até 2 de agosto, serão exibidos mais de 110 filmes (entre curtas e longas-metragens) de mais de 35 países e cada título ficará disponível para até 5.000 visualizações.
A Accirs, como aconteceu em edições anteriores, participa do evento com o júri da crítica formado por Juliana Costa, editora e colaboradora do fanzine Zinematógrafo, da Revista Digital Cineclube Academia das Musas e do blog Oasis; pelo editor da revista digital Almanaque 21 Rodrigo de Oliveira e por Roger Lerina, editor do site rogerlerina.com.br, repórter e comentarista de cinema do Canal Brasil. O júri da Accirs será voltado para a mostra de curtas-metragens do Fantaspoa.
Além dos filmes, o festival vai apresentar lives com conversas com cineastas, palestras e masterclasses. Trata-se da maior e mais democrática iniciativa online de um evento de cinema na América Latina até então, apontando futuros caminhos possíveis para o circuito de festivais e incentivando o isolamento social como forma de combate à pandemia. Para ter acesso aos filmes é preciso realizar cadastro na plataforma de streaming Darkflix no endereço www.darkflix.com.br, de forma e gratuita.
O Fantaspoa tem direção geral e produção executiva de João Pedro Fleck e
Nicolas Tonsho, com assistência de curadoria e produção de João Pedro Teixeira.
Informações sobre a programação completa do XVI Fantaspoa em https://www.fantaspoa.com/2020/