Festival de Loucuras
por Paulo Casanova, para o site da ACCIRS
A 46ª edição do Festival de Cinema de Gramado começou com uma boa notícia: as sessões iniciariam uma hora mais cedo! Após anos reclamando com Deus, todo mundo e até com o pároco da Igreja São Pedro, os organizadores decidiram atender aos reclames dos críticos, entre muitos outros, e passaram a iniciar as sessões de exibição uma hora antes em relação à tradição. As sessões noturnas começaram às 18 horas ao invés das tradicionais 19 horas. O resultado foi espectadores noturnos felizes, especialmente os críticos, que puderam jantar em paz durante praticamente todo o Festival. Hurrah! De barriga cheia e boa vontade, este crítico encarou a maratona típica do Festival: filmes em competição, palestras, debates, mostras não-competitivas e as homenagens. Tudo pontual e correto. Porém, toda a boa vontade do mundo não escondeu o desconforto com dois filmes selecionados para a competição que desistiram do Festival, colocando os curadores na posição incômoda de trocar às pressas os filmes fujões por outros, antes secundarizados.
Correndo Atrás, de Jeferson De, e O Banquete, de Daniela Thomas, foram deselegantes a ponto de forçarem trocas na exibição. O substituto do filme de De, o melodrama sobre cuidadoras de doentes terminais O Avental Rosa, de Jayme Monjardim, pôde ser mantido como competidor porque a desistência foi pedida com suficiente antecedência, antes do Festival começar. Já a produção de Thomas pediu para sair na véspera de sua exibição, em pleno Festival, e foi substituído for um filme fora de concurso, a fábula A Chave do Vale Encantado, de Oswaldo Montenegro. Esta última substituição motivou críticas duras por parte de tradicionais participantes do Festival, como as de um casal carioca de cinéfilos que comparecem há vinte e dois anos a Gramado para ver os filmes prometidos e não as soluções improvisadas. Motivos aparentemente bons para desistir da competição no Festival sempre existirão, mas os participantes precisam pensar no prestígio do evento e não apenas no destino de seus filmes nas salas de cinema.