Filme Sobre um Bom Fim é selecionado no Festival Internacional de Documentários
O documentário gaúcho Filme Sobre um Bom Fim, dirigido por Boca Migotto, foi selecionado para a mostra competitiva nacional do É Tudo Verdade, festival internacional de documentários, que este ano ocorrerá entre os dias 09 e 19 de abril, em São Paulo.
Produzido pela Epifania Filmes, o longa aborda a importância político-cultural do famoso bairro de Porto Alegre no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980, época em que foi o verdadeiro reduto de um movimento jovem e espontâneo. O objetivo é capturar a essência desse período, no qual circulavam artistas, lideranças estudantis, entre outros frequentadores, promovendo assim um resgate, utilizando, sobretudo, a memória afetiva de quem andava pelo Bom Fim.
Aprovado no Fumproarte 2013, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e no Edital de Finalização de Longas-Metragens, do Pró-Cultura RS FAC, o filme é estruturado com base em entrevistas a pessoas que viveram os anos dourados do Bom Fim, entre eles algumas figuras célebres nacionalmente, como os cineastas Jorge Furtado e Otto Guerra, os músicos Nei Lisboa e Wander Wildner, os atores Marcos Breda e Werner Schünemann, ou muito conhecidas regionalmente, como Antônio Calheiros, o Toninho do Escaler – dono de um dos bares mais famosos da época, e Eduardo Bueno, o Peninha, jornalista e escritor.
No Bom Fim surgiu o rock gaúcho, o cinema urbano, experimentações na televisão e nas artes dramáticas, num tempo em que, coincidência ou não, cidades como Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, abrigavam movimentações e expressões semelhantes. Filme Sobre um Bom Fim revive os momentos áureos desse epicentro de uma transição que deu voz e vez à juventude de então, inflamada de conceitos e opiniões, com muita vontade de dizer a que veio.
(Fonte: Marcelo Müller)