François Truffaut no Clube de Leitura Capitólio
O ciclo de leituras sobre cinema promovido pela Cinemateca Capitólio Petrobras, com apoio da Accirs, prossegue neste sábado, dia 29, com o livro Os Filmes da Minha Vida, do cineasta François Truffaut. A obra reúne textos que escreveu na época em que era o crítico mais temido da Cahiers du Cinéma, revista criada por André Bazin, cuja obra abriu o programa de leituras proposto pelo Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio. Os encontros são mensais, aos sábados, às 10h, mediados por integrantes da Accirs. As leituras de Truffaut serão conduzidas pela jornalista, editora da revista Teorema e professora Ivonete Pinto.
O livro Os Filmes da Minha Vida é uma coletânea de textos selecionados pelo próprio Truffaut e editado em 1975. No Brasil, foi lançado pela Nova Fronteira em 1989. O texto que introduz a obra “Com o que sonham os críticos?”, é uma das melhores reflexões já escritas sobre a relação do cinema pelo duplo vínculo como crítico e cineasta, papeis desempenhados com brilhantismo por Truffaut.
Falecido em 1984, François Truffaut foi um dos fundadores da Nouvelle Vague e é um dos maiores nomes do cinema mundial, tendo dirigido 26 filmes, desde a estreia com Os Incompreendidos, em 1958. Apaixonado por cinema, frequentava o ambiente da cinefilia francesa no pós-guerra e se tornou protegido de Bazin. Com inteligência e perspicácia, escreveu com paixão sobre os filmes que amava e combateu o que lhe parecia medíocre, especialmente no cinema francês da época. Além da Cahiers, escrevia para outras publicações como crítico atuante que se tornaria um cineasta respeitado, com filmes premiados e de sucesso de público.
Os encontros do Clube de Leitura Capitólio acontecem na Sala Multimídia (3º andar). Os interessados podem obter informações no Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio Petrobras (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – 3º andar), ou pelo e-mail cdmcapitolio@gmail.com. O custo é R$ 10,00 (para quem quiser participar da discussão de apenas um livro, opção condicionada à existência de vagas). Sócios da Accirs não pagam. Mais informações pelo e-mail cdmcapitolio@gmail.com ou pelos telefones 3289-7463 ou 3289-7464.
Cronograma dos próximos encontros:
29 de junho – Os Filmes da Minha Vida, de François Truffaut
27 de julho – Os Filmes da Minha Vida, de François Truffaut
31 de agosto – Trajetórias do Cinema Moderno, de Enéas de Souza
28 de setembro – Trajetórias do Cinema Moderno, de Enéas de Souza
26 de outubro – Revisão Crítica do Cinema Brasileiro, de Glauber Rocha
30 de novembro – Revisão Crítica do Cinema Brasileiro, de Glauber Rocha
14 de dezembro – Fechamento atividades e propostas para 2020