Gaúchos marcam presença em Pernambuco no 8° Curta Taquary
Têm gaúchos representando o estado na oitava edição do Curta Taquary. O festival, considerado umas das principais vitrines de curtas-metragens do Brasil, irá exibir os curtas Cadernos da Guerra, de Alan Mendonça Furtado, e Entre os Dias, de Giovani Borba, na Mostra Sessão Especial, A Brincadeira, de Guilherme Petry, e Desejo, de Jonatas Rubert, na Mostra Curta à Meia Noite, Castillo y el Armado, de Pedro Harres, na Mostra Curta Animação e, na Mostra Documentário, Arte da Loucura,de Karine Emerich e Mirela Kruel. O 8° Curta Taquary está marcado para acontecer entre os dias 23 e 27 de novembro, em Taquaritinga do Norte, Pernambuco. Ao todo, foram escolhidos 165 filmes de 17 estados brasileiros e 25 países.
A ficção Cadernos de Guerra, de Alan Mendonça Furtado, possui cerca de 10 minutos de duração e apresenta a história do escritor Rubem Braga, correspondente de guerra que viajou à Itália. Esteve junto à Força Expedicionária Brasileira, a FEB, e testemunhou os últimos meses da Segunda Guerra Mundial. Após o encontro inesperado com duas italianas, o escritor reflete sobre a afetividade, a violência da guerra e a necessidade de esquecer. No elenco está Antônio Carlos Falcão (narrador), que atuou no longa O Homem Que Copiava (2003), além de Luciano Teixeira, Camila Galarza, Cláudia Barbot, Giovana Barros e Saturnino Farias.
Com pouco mais de 17 minutos de duração, Entre os Dias, de Giovani Borba, também participa da mostra principal. O curta apresenta a história de um homem que vaga por entre os dias e quer conhecer seu filho. Além da direção, Giovani também é roteirista do filme, que tem como protagonista Alexandre Magalhães e Silva. A montagem é de Bruno Carboni, que também assinou produções de longas como Beira-Mar (2015) e Castanha (2014).
A Brincadeira, de Guilherme Petry, possui 12 minutos de duração econta a história de uma criança que acorda no meio da noite ao ouvir uma briga entre os pais. A partir disso, a menina reproduz a discussão dos familiares por meio de seus brinquedos e bonecos. O curta tem no elenco Maira Chasseraux, que autuou em O Palhaço (2011), Matheus Prestes, ator em Causa e Efeito (2014) e Rinha: O Filme (2008), e Mariah Padoin. Outro que participa da Mostra Curta à Meia Noite é Desejo, de Jonatas Rupert. Jonatas foi editor na popular websérie Coisas que Porto Alegre Fala.
Uma das atrações de maior destaque é a animação Castillo y el Armado, de Pedro Harres, que assina também o roteiro, de 13 minutos e baseado em fatos da vida de Rubens Castillo, o diretor de arte do filme. Ao todo, recebeu 14 prêmios, entre eles o de Melhor Curta, em 2015, pelo Festival Internacional de Cinema de Guadalajara. Também foi premiado como Melhor Animação, em 2014, pelo Festival Novo Cine Latino Americano de Havana.
O documentário Arte da Loucura, de Karine Emerich e Mirela Kruel, possui 20 minutos de duração e é o segundo título da trilogia sobre loucura que as diretoras realizam. Exibido no Festival de Gramado deste ano, apresenta a residência artística do grupo de teatro italiano Accademia Della Follia, que envolveu artistas-loucos, estudantes e trabalhadores da saúde mental. Vencedor do I Prêmio Diversidade RS, categoria Direitos Humanos.
(Fonte: Phosphoros Novas Ideias)