Horror italiano é exibido na Sala P. F. Gastal
Um dos filmes mais singulares do horror italiano dos anos 1970, “Arcana”, será exibido nesta sexta-feira no Projetos Raros da Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar). O longa de Giulio Questi terá sessão com projeção em DVD com legendas em inglês. Após a exibição, haverá um debate com os críticos e pesquisadores do cinema de gênero italiano Carlos Thomaz Albornoz, César Almeida e Cristian Verardi.
Na trama, uma viúva siciliana ganha a vida como clarividente em Milão e ajuda o filho com poderes sobrenaturais a se tornar um grande feiticeiro. No elenco estão Lucia Bosé e Tina Aumont, divas de diferentes períodos do cinema italiano.
Nos anos anteriores, Questi já havia introduzido seu surrealismo particular em gêneros populares do cinema italiano. Em O Pistoleiro das Balas de Ouro (1967), também conhecido no Brasil como Django Vem Para Matar (numa tradução internacional oportunista com o sucesso do filme de Sergio Corbucci), subverte as narrativas de vingança típicas do faroeste, apresentando uma cidade repleta de figuras inusitadas.
O fracasso comercial do experimental “Arcana” abreviou a trajetória cinematográfica de Questi, um dos poucos a conseguir equilibrar-se entre as premissas narrativas do cinema de gênero e as invenções radicais das rupturas pós-1960.
A entrada para sessão é franca.
Fonte: Sala P. F. Gastal