Júri da Crítica escolhe os melhores filmes do 50º Festival de Cinema de Gramado
O Júri da Crítica anunciou hoje os melhores filmes em curta-metragem e em longa-metragem brasileiros e em longa-metragem estrangeiro no 50º Festival de Cinema de Gramado.
Melhor longa-metragem brasileiro:
Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho.
Justificativa: Pela riqueza e complexidade na forma de relacionar os mistérios da floresta e a desigualdade humana e social que corrompe a vida na cidade, mas principalmente pela força como irrompe na cena nacional uma parte da cinematografia brasileira tão desconhecida como a do Acre, o Júri da Crítica escolheu como melhor longa-metragem brasileiro Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho (Acre).
Melhor curta-metragem brasileiro:
Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli.
Justificativa: Pela atualidade e emergência do tema, e pela elaborada fusão de gêneros estético-narrativos, o prêmio da crítica de Melhor curta-metragem do 50° Festival de Cinema de Gramado vai para Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli (Rio de Janeiro).
Melhor longa-metragem estrangeiro:
9, de Martín Barrenechea e Nicolás Branca.
Justificativa: Considerando a originalidade no tratamento a partir de um tema popular e a sofisticada construção dos enquadramentos, o prêmio de melhor longa-metragem estrangeiro é dedicado a 9, de Martín Barrenechea e Nicolás Branca (Uruguai, Argentina).
O Júri da Crítica do 50º Festival de Cinema de Gramado foi composto por Ivonete Pinto e Victor Hugo Furtado, associados da Accirs, Carlos Helí de Almeida e Bárbara Demerov, integrantes da Abraccine, e por Luiz Carlos Merten, nosso convidado especial.
> ACCIRS integra júris e comissões nos 50 anos do Festival de Cinema de Gramado
> Confira a cobertura completa do 50º Festival de Cinema de Gramado