Lançamento do livro Os Filmes Pensam o Mundo reúne críticos de cinema
Enéas de Souza é filósofo, psicanalista, economista e crítico de cinema – decano entre os associados da Accirs – e está lançando o livro Os filmes pensam o mundo, uma coletânea de artigos em formato digital e impresso pela EdiPUCRS. A obra é dividida em duas partes. Na primeira estão reunidos 20 textos críticos que escreveu entre 2003 e 2019 para a revista Teorema editada por ele, Ivonete Pinto, Marcus Mello, Milton do Prado, Fabiano de Souza e Flávio Guirland. São artigos sobre produções brasileiras, do cinema americano e de países como Suécia, França, Rússia e Itália nos quais se descortina sua potência crítica e o método de olhar para o mundo a partir dos filmes.
Na segunda parte, intitulada Cinema é energia, ficção e pensar, Enéas apresenta sua teoria sobre a força fílmica e o poder desafiador da ficção e defende o cinema como fonte inesgotável de conhecimento. Nas palavras de Enéas, a importância do livro “é a possibilidade de observar um pensamento sobre o cinema e sua crítica, sobre a realidade e o real, se fazendo, se transformando, dando novas figuras à história”.
Na metade da década de 1960, em Porto Alegre, Enéas se destacou no pensamento da crítica cinematográfica com o livro Trajetórias do cinema moderno, reeditado e ampliado em 2007 pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC. Também é coautor de Cinema e psicanálise – O divã e a tela, com textos elaborados a partir dos debates e reflexões do seminário O Divã e a Tela, realizado pela Associação Psicanalítica de Porto Alegre e coordenado conjuntamente com Lúcia Serrano Pereira e Robson Pereira.
É dentro da programação de O Divã e a Tela que ocorre o lançamento de Os filmes pensam o mundo: no sábado, dia 02 de outubro, às 11h, com a participação de Fatimarlei Lunardelli, presidente da Accirs, Ivonete Pinto e Marcus Mello, integrantes da Accirs e coeditores da revista Teorema. A condução será de Lúcia Serrano Pereira e Robson Pereira. A atividade será on-line e os interessados devem inscrever-se com antecedência.