Lançamentos Abraccine na Feira do Livro
Os dois livros editados em 2017 pela Abraccine ganham sessão de lançamento na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. Bernardet 80: Impacto e influência no cinema brasileiro, editado em parceria com a Paco Editorial, marca os 80 anos de Jean-Claude Bernardet, o mais longevo teórico do cinema brasileiro. A publicação, organizada pelos críticos Ivonete Pinto e Orlando Margarido, demonstra as ramificações desta influência através de artigos escritos por nomes ligados à realização (roteiristas, diretores), à academia (ex-alunos hoje exercendo a docência, a pesquisa e a crítica) e pesquisadores (teóricos no Brasil e no exterior).
A sessão de autógrafos de Bernardet 80: Impacto e influência no cinema brasileiro será nesta quinta-feira, 02 de novembro, às 17h30, no Pavilhão de Autógrafos. Contará com a presença da organizadora Ivonete Pinto e de Daniel Feix, um dos autores que integram o livro.
O outro lançamento é Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais, organizado por Paulo Henrique Silva, editado em parceria com o Canal Brasil e o Grupo Editorial Letramento. A obra reúne 100 ensaios sobre documentários de diferentes épocas e formatos, escolhidos em votação realizada no primeiro semestre de 2017, com a participação de integrantes da Abraccine e convidados. Conta ainda com 20 textos sobre personagens e movimentos importantes na história do gênero no Brasil.
O lançamento na Feira do Livro será no sábado, 11 de novembro. No horário das 15h haverá o painel O documentário no Brasil – perspectivas histórica e relevância estética, com a participação dos autores gaúchos que integram o livro:
Fatimarlei Lunardelli (Imagens do inconsciente – 17º)
Willian Silveira (Cidadão Boilesen – 24º)
Daniel Feix (Corumbiara – 30º e ensaio sobre o Pós-documentário)
Marcus Mello (A paixão de JL – 40º)
Marco Tomazzoni (Terra deu, terra come – 41º)
Adriana Androvandi (Lixo extraordinário – 45º)
Ivonete Pinto (Soy Cuba, o mamute siberiano – 47º)
Marcos Santuário (Loki – Arnaldo Baptista – 51º)
Roger Lerina (Nelson Freire – 53º)
Robledo Milani (Dzi Croquettes – 56º)
Marcelo Muller (Pan cinema permanente – 61º)
Guilherme Carvalho da Rosa (Bethânia bem de perto – 100º)
O debate será na sala Barbosa Lessa (Centro Cultural CEEE-Érico Veríssimo) seguido da sessão coletiva de autógrafos, às 19h, no Pavilhão de Autógrafos, reunindo os autores do livro Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais.