“O medo consome a alma” na Sessão Accirs
ATIVIDADE CANCELADA EM DECORRÊNCIA DO CORONAVÍRUS
Em mais uma edição da Sessão Accirs, desta vez em parceria com o Goethe-Institut Porto Alegre, exibiremos no dia 17 de março, às 19h, o longa-metragem O medo consome a alma, um clássico do diretor alemão Rainer Werner Fassbinder. A sessão acontece no Goethe-Institut e será seguida de debate com os associados Maurício Vassali, doutorando em Comunicação na PUCRS, e Renato Cabral, mestrando em Estudos de Arte – Estudos Museológicos e Curadoriais na Universidade do Porto (Portugal).
A exibição é sequência de O Duplo de um Filme, mais recente ciclo da Sessão ACCIRS, que apresenta filmes que desdobram, comentam e refazem de diversas maneiras outras obras da história do cinema. Não são refilmagens literais, mas novas criações que usam outras como modelo e estabelecem diálogos instigantes com diferentes períodos históricos, abordagens e culturas.
Realizado em 1974, O medo consome a alma tem influência de Tudo o que o céu permite, melodrama de Douglas Sirk, produzido em Hollywood nos anos 1950. Na obra de Fassbinder, Emmi (Brigitte Mira), uma sexagenária viúva alemã, se apaixona por Ali (El Hedi ben Salem), um imigrante muçulmano e negro, 20 anos mais jovem. Eles decidem ficar juntos e enfrentam as opiniões contrárias da família, amigos e vizinhos.
ONDE: Goethe Institut Porto Alegre (R. 24 de Outubro, 112)
QUANDO: 17 de março (terça-feira), às 19h
Entrada Franca
O medo consome a alma (Angst essen Seele auf)
Direção: Rainer Werner Fassbinder
1974, Alemanha, 94 min.