Premiado internacionalmente, filme Terráqueos: Vestígios de Uma Era Digital será tema de oficina em julho na Capital
O filme Terráqueos: Vestígios de Uma Era Digital (2014), do diretor gaúcho Frederico Ruas, será tema da oficina Cinema da Era Digital, que será realizada em julho nos bairros das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste de Porto Alegre pelo próprio diretor. O projeto pretende produzir diversos curtas-metragens com jovens, além de apresentar o processo criativo do diretor como introdução à linguagem cinematográfica. A oficina será gratuita e tem incentivo do Fumproarte.
O longa vem sendo reconhecido no exterior com diversas premiações. Em fevereiro recebeu o prêmio de Melhor Montagem pelo júri do Noida International Film Festival, na Índia. Em março, o diretor recebeu, no International Movie Awards, na Indonesia, os prêmios de Revelação em Edição de Documentário e Melhor Edição.
Traduzido como Remains of a Digital Age, o documentário de 81 minutos de duração teve sua premiere na Coreia do Sul, durante o Seoul International New Media Festival 2014, além de participar da 5ª edição do Mongolia International Film Festival. O filme também foi exibido na Colômbia, durante o 31º Festival de Cine de Bogotá.
Produzido pela Anti Filmes, o filme foi feito pela seleção de vídeos disponibilizados na internet, através do selo Creative Commons, que permite a livre reutilização de conteúdo sem a necessidade de autorização prévia ou pagamento de royalties.
(Fonte: Calvin Furtado)