Premiados pela crítica no 47º Festival de Cinema de Gramado
Após uma semana de exibições, debates, lançamentos e protestos, chegou ao fim a 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado. O encerramento aconteceu na noite de sábado (24.08), com a entrega dos Kikitos para os melhores trabalhos, incluindo as escolhas do Júri da Crítica.
Raia 4, de Emiliano Cunha, foi eleito pela crítica como Melhor Longa-metragem Brasileiro “pelo rigor formal na condução narrativa, explorando o tempo fílmico com seus silêncios para moldar uma protagonista incomum e desafiadora”.
Já o costarriquenho El despertar de las hormigas, de Antonella Sudasassi Furnis, foi escolhido o Melhor Longa-metragem Latino em função de sua “economia narrativa e sem concessões estilísticas para abordar um tema incontornável no que tange a autonomia do corpo feminino”.
“Por sua consistência e convicção ao revisar um conflito íntimo e social, sem recair no maniqueísmo”, o filme Marie, do pernabucano Leo Tabosa, é o Melhor Curta-metragem Brasileiro.
O Júri da Crítica do 47° Festival de Gramado/Accirs-Abraccine foi composto pelos críticos do Rio Grande do Sul André Kleinert e Willian Silveira, a paulista Neusa Barbosa, o pernabucano Luiz Joaquim e o chileno Andrés Nazarala.
Confira os prêmios do Júri Oficial aqui.
Foto de Édison Vara.