Prêmio ACCIRS é revelado no 52º Festival de Cinema de Gramado
Como ocorre anualmente, a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul participa ativamente do Festival de Cinema de Gramado, tanto a partir de diversos membros que participam do tradicional festival quanto por integrar diversas comissões, júris e outras atividades da programação. Entre elas, está presente na comissão que atua na seleção dos curtas gaúchos do festival, na comissão que define os prêmios do Iecine/Sedac e nos júris da crítica de longas gaúchos e nacionais.
Igualmente e não menos importante, no último domingo (11), a ACCIRS integrou a cerimônia do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas do Festival de Cinema de Gramado com a entrega do Prêmio ACCIRS, que revela o prêmio da crítica para a mostra. Após deliberação, durante a cerimônia de premiação, foi apresentado o filme vencedor pelo Presidente da Accirs, Daniel Rodrigues: “Pastrana”, dirigido por Melissa Brogni e Gabriel Motta.
A justificativa do júri pela premiação foi a seguinte: “Pela forma sensível como apresenta um personagem apaixonante, pelo uso criativo de elementos da linguagem cinematográfica e pela montagem que valoriza a intensidade da vida do protagonista, o prêmio ACCIRS vai para “Pastrana”, de Melissa Brogni e Gabriel Motta.”
O júri desta edição do prêmio ACCIRS foi composto pelos seguintes críticos membros da associação: Cristiano Mentz Aquino, André Bozzetti, Mônica Kanitz, Adriana Androvandi, Paulo Daisson Casa Nova, Caroline Zatt da Silva e Daniel Rodrigues.
Sobre o curta-metragem premiado: Ao reviver memórias, imagens e conversas vividas, a skatista de downhill Melissa busca construir uma homenagem para seu amigo Pastrana. Conforme resgata o passado, com a ajuda de seus amigos e familiares, a presença inerente de Pastrana a ajuda a preencher o silêncio e a melhor compreender o tempo.
Confira todos os premiados do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas do Festival de Cinema de Gramado:
Melhor filme:
“Chibo”, de Gabriela Poester e Henrique Lahude
Melhor direção:
Rodrigo Herzog por “Está Tudo Bem”
Melhor atriz:
Jéssica Teixeira por “Noz Pecã”
Melhor ator:
Victor Di Marco por “Zagêro”
Melhor roteiro:
Victoria Kaminski e Rubens Fabrício Anzolin por “Posso Contar nos Dedos”
Melhor fotografia:
Eloísa Soares por “Cassino”
Melhor direção de arte:
Denis Souza, Victoria Kaminski e Nadine Lannes Maciel por “Posso Contar nos Dedos”
Melhor trilha sonora:
Edneia Brasão e Pedro Erler por “Não Tem Mar Nessa Cidade”
Melhor montagem:
Marcio Picoli e Victor Di Marco por “Zagêro”
Melhor desenho de som:
Fábio Baltar por “Flor”
Melhor produção executiva:
Graziella Ferst e Marlise Aúde por “Pastrana”
Prêmio ACCIRS:
“Pastrana”, de Melissa Brogni e Gabriel Motta
Saiba mais sobre o Prêmio Assembleia Legislativa desta edição.