Páginas
Seções

Remuneração por atividades de integrantes da ACCIRS

Desde a sua fundação, a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) vem atuando em muitas frentes para a valorização e consolidação do cinema gaúcho, sobretudo nos âmbitos da crítica, da pesquisa, do jornalismo e da memória.

Nossos associados são professores e pesquisadores de cinema, jornalistas, publicitários e amantes do audiovisual de diferentes origens, gêneros, etnias e idades. Nossos sócios e seus canais de publicação encontram-se neste link.

Nossa instituição é uma das mais importantes no segmento de cinema do estado, sendo responsável por eventos sobre crítica, grupos de estudo, sessões de cinema com debates, canal de vídeo no YouTube, dossiês temáticos e composição de júris dos principais festivais de cinema do Estado (incluindo o Festival de Gramado, Fantaspoa, Cine Esquema Novo, CineSerra e o Festival Internacional de Cinema da Fronteira, entre outros).

Em 2021, ajudamos a Opinião Produtora a realizar o Cine Rock, um evento de três dias reunindo música e cinema no Auditório Araújo Viana. Deste projeto surgiu nosso primeiro livro: “50 Olhares da Crítica Sobre o Cinema Gaúcho”.

Além disso, participamos com alegria, em caráter colaborativo, de atividades de cinema e cultura para as quais somos convidados. Fazemos isso por amor ao cinema, à arte e à cultura. No entanto, entendemos que nossa atividade profissional, que nos exige formação continuada, qualificação constante, leitura crítica e acadêmica, horas de fruição fílmica e audiovisual, pode e deve ser valorizada também monetariamente. Nosso tempo, conhecimento, empenho e dedicação merecem reconhecimento para além dos elogios e agradecimentos.

Em um momento em que se fala muito em profissionalização do setor de cinema, na constante formação e qualificação de seus agentes, na elevação dos patamares de remuneração dentro da cadeia produtiva audiovisual, acreditamos ser importante instaurar um ambiente saudável e sustentável também para os críticos de cinema. Assim, por decisão em Assembleia Geral, decidimos estabelecer o valor de R$ 200,00 por hora de trabalho para nossos associados em atividades que envolvem nossa instituição de forma oficial. No entanto, nosso(a) associado(a) terá a liberdade de participar de eventos gratuitamente se assim o desejar.

Como instituição que zela pelo cinema em suas diversas potencialidades, sejam artísticas, filosóficas, sociológicas, produtivas, entre outras, entendemos que a adoção de práticas de profissionalização como esta colaboram com o ecossistema no qual todos estamos inseridos, gerando reconhecimento para os profissionais envolvidos.