Sessão especial comemora 30 anos da APTC na Cinemateca Capitólio
Nesta sexta-feira (8 de maio), às 20h, a Cinemateca Capitólio (Av. Borges de Medeiros, 108), em Porto Alegre, promoverá uma sessão especial em comemoração aos 30 anos de fundação da APTC, a Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul. Quatro curtas-metragens gaúchos serão exibidos: O Dia em que Dorival Encarou a Guarda (1986), de Jorge Furtado e José Pedro Goulart; O Arraial (1997) , de Otto Guerra e Adalgisa Luz; Outros(2000), de Gustavo Spolidoro, e Quarto de Espera (2009), de Davi Pretto e Bruno Carboni. Após, haverá um debate sobre a preservação audiovisual, que irá contar com a participação de Fernanda Coelho, Glênio Póvoas, Luciana Tomasi e Marcus Mello, com mediação de Giba Assis Brasil. O evento é aberto ao público, com entrada franca.
Os filmes escolhidos ilustram momentos marcantes da produção local ao longo das últimas décadas, da explosão criativa dos curtas em meados dos anos 80, representada pelo internacionalmente premiado O Dia em que Dorival Encarou a Guarda, à consolidação do cinema de animação no RS com O Arraial, passando pela geração surgida nos anos 90 com Outros, até chegar à nova leva de profissionais formados nos cursos de cinema criados no RS a partir dos anos 2000 com Quarto de Espera. A sessão é uma oportunidade rara de assistir a estes filmes projetados em 35mm, formato no qual não são exibidos há muito tempo.
Desde 1985, a APTC tornou-se a porta-voz dos cineastas gaúchos junto aos governos municipal, estadual e federal, ao poder legislativo e às associações empresariais, além de auxiliar o SATED e o Ministério do Trabalho na concessão de Registro Profissional de artistas e técnicos na área de cinema. Através do trabalho da entidade junto aos órgãos de governo, foram realizados vários concursos públicos para seleção de projetos, que resultaram na produção de inúmeros filmes gaúchos.
(Fonte: Sala P.F. Gastal)