Trajetórias do cinema moderno no Clube de Leitura Capitólio
Escrito no prolongamento dos debates sobre os cinemas novos dos anos 60 em Porto Alegre, o livro do crítico Enéas de Souza dá continuidade ao ciclo de leituras promovido pela Cinemateca Capitólio Petrobras, com apoio da Accirs. Neste sábado, dia 30 de agosto, a partir das 10h, o livro será apresentado por Danilo Fantinel, associado da Accirs, doutorando no PPGCom da Ufrgs, que irá falar sobre o contexto histórico e as circunstâncias do lançamento da obra, no início dos anos 70.
Enéas de Souza faz parte da geração de críticos inquieta e brilhante que moldou a cultura cinematográfica porto-alegrense a partir da década de 60. Em torno da figura de P. F. Gastal, nas páginas dos jornais, nas sessões do Clube de Cinema, nas salas de exibição e nos cafés se fez um debate apaixonado sobre cinema. Vindo da filosofia, Enéas expressou aquela cinefilia num pensamento de rara profundidade sobre o cinema. Tendo desenvolvido carreira profissional na área de economia, Enéas também é psicanalista, um dos coordenadores do projeto O Divã e a Tela da Appoa e um dos editores da revista Teorema.
O livro Trajetórias do cinema moderno foi reeditado, com outros textos, na coleção Escritos de Cinema da Secretaria Municipal da Cultura, em 2007. A partir dessa edição os participantes do Clube de Leitura Capitólio farão a leitura dos textos e irão debater, no encontro a ser realizado em setembro, com o próprio Enéas de Souza.
Os encontros do Clube de Leitura Capitólio acontecem na Sala Décio Andriotti (3º andar), na Cinemateca Capitólio Petrobras (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – 3º andar). O custo é R$ 10,00 para participar dos dois encontros, com emissão de certificado. Sócios da Accirs não pagam. Mais informações pelo e-mail cdmcapitolio@gmail.com ou pelos telefones 3289-7463 ou 3289-7464.