Páginas
Seções

Publicado por em nov 23, 2024 em Críticas, Destaque |

V Festival Cinema Negro em Ação :: “Maré Braba” (2023), por Michelle Garcia


Um olhar feminino sobre as mudanças climáticas.

Menção Honrosa no V Festival Cinema Negro em Ação, o curta-metragem cearense Maré Braba (2023) retrata a luta e resiliência de mulheres em uma comunidade pesqueira, enfrentando os desafios do racismo ambiental em um contexto de exploração social. O filme dirigido por Pâmela Peregrino mostra, por meio das ondas e das marés, o descontrole das mudanças climáticas que avança na Zona Costeira brasileira.

A animação em stop motion de sete minutos conta a história de três mulheres diretamente afetadas pelas consequências destas mudanças: a retirada de parques eólicos que são suprimento de energia, o descarte inapropriado de lixo na própria praia e a remoção forçada de pessoas de suas casas para possibilitar grandes construções, além da diminuição de espaços possíveis para sustento.

O curta é um espelho da dicotomia de quem causa o agravamento deste impacto, as grandes corporações, as grandes cidades e sua poluição que deságua nas comunidades tradicionais ou empobrecidas.

O choro de uma mulher pela derrubada da sua casa se mescla com a tosse de outra causada pela poluição, e resulta, nas enchentes, nos deslizamentos e nos apagamentos decorrentes do neocolonialismo e capitalismo sob o qual se vive.

Trata-se de um recorte preciso sobre o efeito do clima nas mulheres negras e indígenas numa relação de vulnerabilidade histórica permeada pelos prejuízos e perdas da natureza maltratada. É uma denúncia dos grandes projetos econômicos que seguem beneficiando poucos.

Maré Braba é reação da natureza contra a interferência humana e ainda mais: um pedido de quem mais sofre – a Mãe Terra, ela, nós, mulheres.

Texto escrito originalmente por Michelle Garcia para o site da Accirs.
Este texto integra uma ação da ACCIRS em parceria com o V Festival Cinema Negro em Ação, promovido pelo Iecine RS, em uma nova categoria criada no evento: o prêmio para Crítica Revelação, voltado aos textos de alunos dos cursos de audiovisual e/ou comunicação de universidades gaúchas.

Leia mais: V Festival Cinema Negro em Ação :: ACCIRS concede prêmio inédito de crítica revelação